17 Devaneios sobre os Propontos e o meu pomar!




Estou aqui a pensar, será que alguém come doces e afins (digo, apenas isso em determinado dia), mesmo dentro dos limites de pontos, e emagrece?!
Sim, porque se o que importa é apenas ficar dentro dos propontos definidos, a pessoa pode comer 8 quadrados de chocolate de 20g cada e pronto, os 26 propontos bonitinhos, certo?! Será? Alguém que tem acesso as reuniões dos VP e saiba pode me dizer?!

Claro que eu sei que isso não é saudável, mas estive a pensar na lógica dos propontos, no fato de não se controlar as calorias e sim a quantidade de pontos.
Os 8 quadradinhos que eu disse, equivalem a 579 calorias, ou seja, a pessoa estaria ingerindo 26 propontos e poucas calorias diárias, digo, comendo dentro dos pontos permitidos.
Gente, eu sei que isso não é saudável e nem faria isso comigo, atenção! Eu estou curiosa e queria ter acesso a reuniões dos VP porque eu gostaria de saber mais sobre a lógica desses 26 propontos. Sobre como controlam as calorias!
As combinações são infinitas e podemos ficar dentro dos 26 propontos. Mas e as calorias diárias ingeridas? Como é que fica essa parte? Afinal, é importante consumir menos do que se gasta para que aconteça o emagrecimento.

Estou rindo aqui, mas bem... é uma curiosidade minha, à parte do meu bom senso! ;) Sim, porque meu bom senso sabe que isso não seria saudável, mas como estou em fase de aprendizagem posso me questionar à vontade, certo?!

E falando das frutas, ah... as frutas! Ponto para as bananas e maçãs!

Eu não me dou com a dieta Dukan, não por muito tempo. Fiz no máximo por um mês. Sim, eu perdi peso, mas os intestinos gritaram! Fiz mil malabarismos para que funcionassem.

E depois voltei a comer minhas santas frutinhas!
Morangos (adoro), Em termos de dieta, os morangos actuam a vários outros níveis: têm poderosas propriedades diuréticas que ajudam a eliminar e reduzir a retenção de líquidos, favorecem a eliminação de toxinas e a regulação do trânsito intestinal ( É mesmo para mim! ;), ao mesmo tempo que aceleram o metabolismo. No fundo, o morango é um excelente desintoxicante que, graças às suas quantidades generosas de vitamina C, fibra e potássio, produz uma acção dietética significativa que contribui para a perda de peso.

Maçã, estudo realizado na Universidade Nippon Sport Science, no Japão, verificou que o consumo diário da fruta, durante três semanas consecutivas, reduziu em 20% a taxa de gordura corporal em cobaias. Os motivos ainda não foram esclarecidos, mas os cientistas apostam na pectina – ela de novo! –, já que uma maçã média fornece entre 3 e 5 gramas da fibra. O alimento apresenta alto teor de potássio, que elimina o sódio excedente e ajuda a reduzir a retenção hídrica. Ela também é um ótimo bantioxidante.

Banana, rica em triptofano, que combate a ansiedade e a compulsão por massas e doces.( Essa parte é muito importante para mim!) Tem vitamina B6, que atua no metabolismo das proteínas e dos lipídios e ajuda a reduzir a absorção da gordura ingerida na refeição. Contém 2 gramas de fibras solúveis, quantidade suficiente para manter o apetite sob controle por algumas horas. É um excelente calmante intestinal.

Melancia, é recomendada a quem tenha problemas relacionados com a tensão alta e reumatismo. Ajuda a limpar o estômago e intestino e ainda no tratamento da obesidade.

Pêra, contribui para a boa formação dos ossos. Ajuda no combate da prisão de ventre e inflamação do intestino e da bexiga.


Também consumo laranjas, kiwi e ananás com frequência. Devo ter um pomar dentro de mim!

Desde que li nos Vigilantes que a fruta ajuda bem mais a emagrecer do que o suco da própria fruta, não tomo mais suco. Como sempre a fruta, até porque a laranja tem zero pontos, mas o suco da laranja vale 4 propontos, um copo de 240ml.

Beijoca!


17 comentários:

line disse...

hummm tb fiquei curiosa . eu fiz a dos pontos .elas se parecem em termos . vc tem um limite diario. eu fazia algumas trocas , quando queria comer algo um pouco mais calorico . mas dessa forma ai nunca tentei. nao sabia do poder dessas frutas , de todas as citadas adoro maçã. mas vou passar a comer pêra tb rs. bjsssss

Pela Fé Tudo é Capaz disse...

Sobre esses propontos e uma boa pergunta, que eu também gostaria de saber a resposta.
Não sabia que os morangos fazem tão bem para a saúde.Bjs!

Sandra disse...

Oi Linda! Fiz o vigilantes do peso mas com a pontuação antiga. Se podia comer chocolate tb mas a idéia é que os pontos sejam divididos de uma forma sábia: alguns pontos em cereais, outros em frutas outros em proteínas. Precisa ter os três grupos para que a refeição seja sadia. Aí, se não aguentar, nos pontos extras vai um chocolatinho. se fica só no chocolate não é uma dieta equilibrada e pode-se ficar desnutrida. Respondi tua pergunta?
bjs

Sandra disse...

Eu de novo! Quando fazia os VP, se bem entendi tem uma nutricionista que transforma as calorias em pontos...
respondi?
bjs

*Lela* disse...

Olá!
Sobre essa coisa dos pontos não sei responder porque não consigo contar cada coisinha que como, assim...ter este controle que acho o máximo! Eu procuro ingerir alimentos saudáveis mas como um pouquinho de cada coisa,rs!
Adoro frutas e sei que sempre tenho que ingerir mais*

Boa sorte!

Linda disse...

Querida, eu tenho uma edição da revista "Saúde é vital!" que fala exatamente sobre isso. É antiga mas eu guardei por causa dessa informação.
Segundo os especialistas, a princípio basta se manter dentro dos pontos para perder peso, mas a longo prazo a tendência é a pessoa engordar mais do que o dobro do que perdeu.
Isso porque quando estamos em excesso de peso, o organismo aproveita qualquer chance para se livrar deles, então basta cortar calorias para que o emagrecimento aconteça.
Então se a pessoa pode consumir apenas 500 pontos por dia, ela pode muito bem consumi-los em chocolate que tudo bem.
Mas quando o peso entra na faixa considerada normal, o organismo rapidamente começa a transformar novamente os açúcares e carboidratos em gordura, por isso se a pessoa continuar comendo de forma errada, começa a engordar de novo.
Incrível isso né?
Então fugir da RA e se ater apenas na quantidade de pontos permitidos é dar um baita tiro no pé.
Espero ter ajudado.
Beijão!

Expatriada disse...

Sim, respondeste! Mas eu aqui não tenho acesso então não tenho como perguntar nas reuniões entende?! Beijo grande!

A teimosa disse...

oi lindeza.. que saudade ke eu estava de passar por aki.. então sobre os doces.. eu emagreci comendo doces sim.. optei pela low carb nesses dias pra dar um "susto" no meu metabolismo..mas minha dieta dos pontos é diferente da dos vigilantes né.. a minha é baseada em calorias.. ou seja.. cada 1 ponto ekivale a 3,6 kcal.. então não sei te dizer.. mas no meu caso.. mesmo comendo doce todo dia.. eu emagreci sim

Mary disse...

Olha eu aqui de novo!!! Hehehehe...

Vamos às respostas:

Simmmm... teoricamente sim! Podes usar os 26 ProPontos com os alimentos que quiseres e irás emagrecer. Mas tem a questão da saúde, certo? Adianta emagrecer e desenvolver alguma doença, como diabetes ou alta no colesterol? hehehehe... Agora se for um dia só a cada ano (hahahaha), comendo sorvete ou chocolate dentro dos propontos, sem problemas maiores e não vai comprometer o emagrecimento nem a saúde.

2. as frutas são mesmo excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Mas devemos sempre ter em mente que elas contem açúcares e que açúcar em excesso é convertido em gordura. Se consumidas sem bom senso (muitas de uma vez só) podem comprometer o ritmo e o processo de emagrecimento.

Amo todas essas frutas que tu citaste!

Beijão meu!!!

Mallú Pereira disse...

Incrivel como todos os que fazem VP emagrecem mesmo! Pena que eu não tenho muita paciência para ficar contando pontos kkkk
Beijos e sucesso

REINVENTANDO disse...

As lavandas que mencionei no post é para crianças , tenho rinite alérgica e comigo não aconteceu nada. O ideal é que você coma doces e chocolates em momentos especiais e não mais como rotina. Bjs. Sandra

Angy disse...

Olá!
Vim agradecer a sua menssagem no meu blog e tbm aproveitar para conhecer o seu ^-^
Infelizmente sobre esta sua postagem não conseguirei comentar nada, pois sou totalmente aversa a contagem de pontos, calorias, notas ou seja lá o que for para o nome que colocam! rsrs
Me dou melhor com praticidades, liberade e olhômetro... foi a única maneira que eu encontrei e que deu certo para mim até agora...
Claro que vez ou outra ainda tenho de dar uma ajustada no meu desconfiômetro senão o meu olhômetro falha e acabo consumindo mais do que necessito! rsrsrs
Bjss

Daiana disse...

Rsrsrsr acho que tenho um pomar também rsrsrrs adoooro frutas e prefiro a fruta ao suco também ,pois aprendi que se perde um pouco das propriedades da fruta, se perde na quantidade de fibras pois o organismo trabalha mais tendo que queimar as fibras da fruta,ou seja acelera metabolismo,e fora que sacia mais ,e mastigar para mim é bem mais gostoso rsrsr acabei optando pela fruta depois das refeições beijocassss

Pela Fé Tudo é Capaz disse...

Vim te desejar um ótimo fim de semana!!!

Fernanda disse...

Oie....acredito que a relação dos pontos é para que vc tenha um limite...e pra quem vai as reuniões semanalmete ...eles de vem conversar sobre as escolhas adequadas para uma boa alimentação...não que doces sejam proibidos ...mais sei que se fizer boas escolhas até dá pra comer um docinho de vez em quando...Bjos

Clarice disse...

Acho que já responderam tua dúvida (não li os comentários), mas a lógica é que alimentos que devemos evitar têm pontuação mais alta e alimentos saudáveis tem, inclusive, zero pontos (legumes, frutas).
A reeducação é a gente quem faz!

Anónimo disse...

Olá, a questão é que você não aguentaria passar os dias com 8 quadradinhos de chocolate. Para se manter saudável e saciada (e bem humorada) você precisa comer bem. Dito isto, sua tarefa na dieta do propontos é comer mais, com menos pontos. Os alimentos mais saudáveis e que dão mais saciedade são justamente aqueles com menor pontuação. Frutas e vegetais não pontuam, isso mesmo, 0 proponto. Dessa forma, vc passa a escolher uma fruta quando bater aquela fominha, para não gastar seus pontos diários. Da mesma forma, vc passa a escolher os alimentos integrais, carnes menos gordurosas, sobremesas mais leves, em função dos pontos. Este processo faz parte da sua reeducação alimentar: escolhas inteligentes para emagrecer ou se manter magra, sem sofrimento ou restrições. Eu como chocolate sim, mas de forma racional, dentro dos meus limites. Já emagreci quase 8 kg em 2 meses, e estou muito feliz e motivada. Boa sorte para todas

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