37 Reajustando a minha RA



Antes de mais quero dizer que ontem não visitei todas porque tive um problema de ordem pessoal e depois recebi visitas em casa.
Quero também agradecer mais uma vez todo apoio que recebo e dizer que tenho colocado em prática a sério! 
Eu costumo pesquisar antes e sim, dou ouvidos aos conselhos, pois caso contrário não faria sentido estar aqui a trocar idéias com vocês.

Notei que eu andava tomando meus batidos com frutas e água. O que descobri não ser muito bom  por causa do índice glicêmico. Então comecei a fazer os batidos com frutas, iogurte magro e gelatina. Assim fica equilibrado!

Também troquei a batata comum pela batata doce. E a massa com molho de tomate, agora será massa integral com tirinhas de carne magra ou frango e brócolis. Vou investir nesse trio em todas as refeições. Pois se algo está errado, tenho que tentar uma nova abordagem, certo?! 
E a minha nova tática é equilíbrio. Carboidratos fibrosos (frutas, verduras e legumes), carboidratos complexos (integrais, cereais,batata doce) e proteínas!

Exemplos de lanches:
1 fatia de goiabada com queijo branco
1 fatia grossa de abacaxi picado na gelatina
1 fatia de bolo com 1 copo de leite
1 pêra e 1 pote de iogurte desnatado

Também notei que eu estava comendo frutas a mais nos batidos. Já diminui! E já não as como sozinhas.
Realmente frutas e verduras são saudáveis, mas por vezes comemos demais e não nos damos conta disso!

Claro que na nossa vida não precisaremos ficar contando pontos, calorias ou calculando o IG dos alimentos o tempo todo. Nada disso!
Mas precisamos antes compreender tudo para que se torne natural. Por isso eu falo sempre que para mim a RA é como uma faculdade. 
Chegamos cheias de muitas idéias, entusiasmo e muitas expectativas. E com o tempo percebemos que as coisas não são fáceis, que muitos conceitos são enganosos e que levaremos um bom tempo até compreendermos toda a matéria. E para quê? Para finalmente colocarmos a matéria aprendida em prática na nossa vida profissional. 
Assim vejo a Reeducação Alimentar! Cheguei ansiosa, cheia de idéias e expectativas. Estou descobrindo que não é tão simples assim e que muitas idéias que tinha são erradas. 
Que calorias não são todas iguais.
Se eu fizer uma dieta baseada em 1200 calorias de coisas saudáveis ou uma dieta com as mesmas 1200 calorias em chocolates não será a mesma coisa. Então existem calorias e calorias!

E hoje já sei que eu não preciso ficar contando calorias no meu dia a dia. Eu preciso aprender e compreender como os alimentos se processam, por quê são importantes e para quê são importantes. Preciso reconhecer alimentos funcionais e entender que se eu abrir muitas exceções não chegarei a lado algum. Não atingirei meu objetivo de ter um corpo onde eu me sinta bem, feliz e saudável acima de tudo. 


Acho sinceramente que as vezes precisamos parar um pouco, refletir e simplesmente estudar! Quando conhecemos a matéria colocamos em prática sem dificuldades. Então é isso que estou a fazer e vou dizer a vocês: Vai funcionar! Porque estou disposta a aprender, porque não vou desistir e porque estou a colocar em prática. 
Tem gente que estuda, se forma e não quer exercer a profissão. É como na reeducação alimentar! Tem gente que sabe muito sobre o assunto mas não quer colocar em prática ou simplesmente não consegue. Porque não é fácil sairmos da teoria, não é mesmo!

Eu nem sei explicar de onde vem minha força de vontade. Eu só sei dizer a vocês que essa força chegou depois de muito ser infeliz com meu corpo. Depois de emagrecer várias vezes e voltar a engordar. Depois de me sentir feia a ponto de não acreditar que era amada pelo meu marido. 

E essa força está aqui para mim e para quem precisar do meu apoio, carinho ou de minha palavra amiga.

Desculpem o relatório imenso, mas hoje precisava transmitir a vocês o que me vai na alma.
Sinceramente? É bem chato isso e por momentos fico um pouco revoltada sim. Mas fazer o quê? Eu não posso desistir de mim. Então vou lá fazer esse reajustamento e ajudar o organismo a eliminar esses quilos que tanto me incomodam.
Não desistam de vocês!



37 comentários:

Flávia disse...

Muito bom o seu post! Eu já sou pós graduada no assunto emagrecimento... mas como vc disse não exercia a profissão. Estou pondo em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e agora lançando mão de novas ferramentas: o apoio, dicas e conselhos de amigas blogueiras. Tem sido muito bom! Um ótimo dia pra vc!

Caryn disse...

Esse texto é uma lição de vida, com queremos alcançar um obrjetivo sempre encontraremos obstaculos pelas frente, mas temos que fazer desses obstaculos um aprendizado e é isso que você está fazendo. Parabéns e um forte abraço!

Denise disse...

Vc vai conseguir. Tente esta semana desse jeito. Se der certo continue, se não tente de outra até achar algo que funcione e seja saudável.
RA não é fácil porque é para a vida. Devemos aprender a equilibrar tudo sem deixar de comer o que gostamos.

Adoro batata doce mas nem sempre encontro de qualidade no super mercado.

Como muitos alimentos integrais. Massa só comprei 1 vez. Somos 2 em casa e meu marido não se convence muito com os alimentos integrais mas eu vou introduzindo aos poucos e ele vai aceitando. Arroz faço só para mim mas o pão ele já aceita. A massa não compro porque da vez que comprei ele não gostou e como não comemos tanta massa assim não voltei a comprar.

Eu faço batido com leite. Vou fazer a tua receita e provar, deve ficar muito boa e deve dar uma boa sobremesa de verão.


bjnho :)

Priscila disse...

Oi amiga ... Não vamos desistir mesmo, mas sim buscar alternativas. E conhecer o que funciona pra gente, mas se entregar nunca.
Eu já marquei depilação e manicure aqui perto do meu trabalho ... Rs vamos ver se vou gostar.
Vamos ficar gatissimas e nos amar :-) Bjo querida

Fabi Lange Brandes disse...

tbm andei fazendo alguns ajustes na minha, acho que melhorar é sempre rpeciso
beijos e bom dia

Estrela disse...

Bom dia!

Amiga seu post está perfeito!
Vamos buscar nos ajustar naquilo com o que nos damos melhor!

Como seriam esses batidos de frutas com gelatina? Você faz a gelatina ou coloca o pó mesmo? Me ensina! rs

Beijos.

Ívian Ferreira disse...

É querida, a nossa reeducação alimentar é um constante aprendizado na nossa vida, vamos tentanto aprender diariamente, viovemos de erros e acertos. Veja o que é melhor para vc e o que de fato funciona. Faça experiementos e não fique só na teoria como muitos fazem. vc está certa em fazer essas trocas, elas s~´ao mais asudáveis. Também uso massa e pães integrais e gosto bastante. Até o maridex aqui come ele já acostumou com o gosto.

Aqui é seu espaço emmso, fique à vontade para falar o que quiser, se estamos aqui é porque queremos lhe dar apoio e trocar experiências mesmo. O importante é que vc é persistente e quer mudar e melhorar sua vida e saúde. Vc vai conseguir sim e com o tempo vc vaerá os resultados e compartilhará conosco aqui.

Bjsss

Anne disse...

Olá! È um eterno aprender isso de comer certo, as vezes o que da certo para uma pessoa não dá para nós e assim vice e versa. Beijos

Expatriada disse...

Estrela, respondi no teu blog. Mas a gelatina faço normalmente e tenho sempre no frigorífico. No dia a seguir bato com iogurte magro e uma fruta. Fica ótimo e sacia bem!

Carol disse...

oi amiga
sabe q esse das frutas é isso mesmo
no VP frutas tem ponto 0 entao acabo exagerando é preciso reaparar nessas coisas pq na balança elas dão diferença
ótima quarta
beijo

Joicy Viana disse...

Olá. Amiga que lindo ver vc falar assim, sobre suas mudanças, suas experiencias, quanto agente amadurece com esse processo ne? Agora sou eu, meu peso estacionando e me desesperando aqui tentando descobir onde errei, vou tentar mudar minha alimentação um pouco, apesar de ja estar bem saudavel, sem nada que possa causar alguma retenção, mas vou estudar bem isso e descobrir onde posso mudar pra ver resultado, caso contrario nao conseguirei sair desse peso que me persegue. Beijos e otima quarta, tentando fazer as mesmas mudanças.

Thaine disse...

Boa demais essa postagem!! Incentivadora... :n
É isso mesmo, temos que arregaçar as mangas para ver as coisas acontecerem!!!

Continue assim e atingirá seu objetivo!!

Conta comigo..


Bjinhos

Thaine
emagrecendocomthaine.blogspot.com.br

Janaina disse...

Olá querida tudo bem???
Nossa!!!! Que post lindo!!!!
Vc está certíssima, temos que começar a colocar em prática todo o nosso conhecimento sobre este assunto e tentar de várias maneiras para ver qual dá mais certo com com o nosso organismo. Amei o seu blog, já estou te seguindo!!!!
Beijinhos...

AVOH disse...

Oiii, Lindona!1
Bela postagem. Quem vive lutando com a balança, sabe lá no fundo o que deve fazer para conquistar o peso ideal. O problema muitas vezes está na barreira que construímos e assim vamos protelando. Protelei muito, tentei todas as dietas e RAs conhecidas e mais algumas, mas concluí que a minha vontade não bastava para chegar lá. Por isso procurei uma nutricionista e vamos ver o que dá. Estou engajada na proposta de uma vida saudável e para isso vou evitar a todo custo as calorias vazias, afinal, como você mesma colocou 1200 calorias de chocolate são bem diferentes de 1200 calorias em um cardápio que privilegia alimentos funcionais.
Então, vamos que vamos pro nosso terceiro dia de Desafio!!
Tenha uma quarta-feira muuuuuuuuuito FELIZZZZZ!!
Beijão.

ANA CHRISTIANE disse...

oi amiga...pode puxar minhas orelhas que eu aceito rsrsrsrs...olha vc disse no seu post de hoje muitas verdades que as vezes ou não vemos eou fechamos os olhos pra não ver, as vezes a gente se engana nesse processo de emagrecimento, acha que porque é natural podemos abusar, ou porque é proteína podemos comer qualquer tipo e assim vai...uma forma de continuar comendo muito rsrsrsr...mas com o tempo agente vai vendo que , emagrecer de forma eficaz, tem que mudar muita coisa e adaptar a sua realidade!!!amei o post...muito esclarecedor!!!amigaa...que essas mudanças te tragam ótimos resultados!!bjusssssssssssssss

Ju disse...

Parecem-me mudanças excelentes! Força e continua, vais ter óptimos resultados :)

Beijos

Giovanna disse...

Oi lindo post muito motivador , não podemos desistir de nós. certissimo, ai fiquei preocupada. a dieta da nutri diz que é para comer fruta a cada refeiçao, estou fazendo, será que tá certo? bem volto a semana que vem com ela, vou mostrar tudo , vamos ver o que ela diz. um beijo. linda tarde. gi

Pizza disse...

adorei este texto :a

Roh Jardim disse...

Mas vc está mais que certa flor
estamos aqui para nos ajudar
vc ajuda muito com suas idéias e seus pensamentos
bju
http://mundorohsa.blogspot.com.br/

Esquadrão Con tra Gordura (Sisi) disse...

Olá miga,é isso q eu preciso Ñ TROCAR O Q EU QRO P A VIDA PELO APELO INCONSCIENTE DO MOMENTO,fç isso com mta frequência infelizmente..mta força p t linda,fica bem,bjinhos

Expatriada disse...

Geovanna, amiga, respondi no teu blog. Mas acho que tua nutri tá certa! Por exemplo, teu café tem carboidrato do pão mais proteína do queijo branco e do requeijão mais o carboidrato fibroso do mamão. Isso ajuda a não elevar o índice glicêmico porque a fruta e o pão vão junto com proteína.

Um pouco de cada, com moderação.

Eu sou aprendiz, mas pelo que estou lendo, está certo sim! E a nutri sabe do que está a falar não é?!
Beijo grande!

Equilíbrio! disse...

Amiga, vc se analisou muito bem e chegou a uma excelente conclusão...parabéns...eu tb penso assim...eu marco os pontos pq coloco no blog...meus pontos tb são 26 por dia...mas como vê eu sempre ultrapasso, mas no entanto, estou ultrapassando com alimentos saudaveis. O que acontecia antes é que mantia nos pontos mas comia chocolate e doces todos os dias e daí...eu não emagrecia...faz um mês que estou mantendo o emagrecimento fazendo isso...vamos ver se continua dando certo, pq nosso organismo é assim mesmo a gente precisa observar...eu aprendi a comer macarrão integral com molho de legumes...fica maravilhoso...não coloco um pingo de gordura...só vou colocando as verduras, legumes...e vai virando um molho...saudável, bom e de baixo pontos...se precisar de ajuda é só gritar...tamos ak para isso...ah...medite...isso tb ajuda a te conhecer melhor...força...vamos que vamos...bjão

Raffa C.L. disse...

Poxa vida, sua postagem parece que foi feita para mim, bem dentro do contexto das agruras que escrevi no meu blog hoje. Me identifico muito com o que voce disse. Sábias palavras, amiga.

Fernanda disse...

Parabéns pelo post...realmente a RA é uma aprendizagem continua...Bjos e parabéns pela sua percepção sobre a sua alimentação...

Catuxa Mimi disse...

E sabes outra coisa boa de tudo isso???
Vamos poder ensinar isto tudo aos nossos filhos ao longo do crescimento deles e os ensinamentos vão estar tão enraizados que eles vão ser adultos saudáveis sem precisarem fazer a faculdade como nós! eheheh :)
Adorei o post querida! Bjos!

Dani Lima disse...

Realmente, equilíbrio é tudo!
Adorei o post, me inspirei nele para fazer o meu.
Você conseguiu me passar energias positivas para que eu pudesse seguir firme na minha RA.
Bjão

Roberta Zero Cal disse...

Oi... E sabe que adorei seu post pq vc falou tudo, calorias nao são todas iguais mesmo. Gostei do seu animo, e' difícil mesmo mas temos que lutar sempre.
Minha RA Tbem e uma escola, aprendi e aprendo muito aqui.
Adoro esta frase do bob Marley
Beijos

Eva disse...

Concordo com vc amiga a vida tem q ser um eterno aprendizado e a gente neste processo temos q estudar, por em prática, sair mais da teoria e ir a luta por causa de nós mesmas, pela nossa saúde física e psiquica.
Bjs e obrigada pelo belíssimo poster!

Tereza disse...

Nossa, adorei seu relatório, vc disse tudo, RA é uma faculdade, estamos sempre aprendendo, e por vezes fazemos coisas que nem nos damos conta de que não é certo. Parabéns, adorei o post.
Beijos e vamos lá....

Mallú Pereira disse...

lindos esses pratos, dá água na boca. Adorei as dicas.
Beijos

Anónimo disse...

nossa, que alegria! espero sinceramente que dê tudo certo. próximo passo é largar a balança e só medir percentual de gordura numa avaliação antropométrica... hahahaha. tá, sei que é difícil. não me peso já há uns 7 anos pq eu sei qeu músculos pesam muito e eu surtaria com a balança.

uma coisa legal é medir a cintura, os braços, as coxas e ir analisando se estão diminuindo. principalmente a cintura, já que os outros podem crescer com músculos.

eu amo massa integral. nunca gostei muito de massa até porque muitas são calorias absolutamente vazias. farinha branca só ajuda a dar câncer de intestino e diabetes... qdo descobri que massa integral, além de fibras, tem proteína, adotei pra uma vez por semana. tenho comido com atum e molho de tomate. adoro. também gosto de bater iogurte com frutas e aveia. aveia, apesar de calórica (tem que botar pouco), é ótima pro corpo e tbem pra pele. tem silício, que ajuda na produção de colágeno.

falaram aqui de uma fruta em cada refeição. isso pode ser feito, sim, mas com moderação e usando as com índice glicêmico de médio a baixo. às vezes, eu pico uma maçã no meio da comida porque gosto de misturar doce com salgado. mas isso é bem às vezes. fruta, pra mim, só no café, mas isso é porque tenho uma dieta voltada pra uma coisa bem específica. fruta com queijo magro, fruta com óleos... tudo isso pode. há quem faça banana assada com óleo de coco (calórico, mas pode comer às vezes) e canela (termogênica). às vezes, como castanhas (poucas) com frutas num lanchinho de meio da manhã.

ou seja, na verdade "pode" muita coisa. depende só de combinações e quantidades.

=) força aí e tô na torcida pra que tudo dê certo.

Mary disse...

Sempre tão sensatas tuas reflexões. Por isso que acredito tanto em ti e no teu potencial. Estás buscando conhecer cada passo e mesmo em momentos de desânimo, buscas o que é correto: conhecer o que te faz desanimar.
Já és vencedora só pela tia consciência de tudo. Mas a grande conquista virá quando alcançares o corpo que é justo pra ti e que será teu de fato e direito.
Um beijo meu.

dea martinez disse...

É isso aí, tem que estudar, pesquisar, pra depois colocar em prática. Tenho certeza que será bem sucedida na sua RA e ficará bem linda! :)

(●•Lia•●) disse...

Seu relatório enorme foi muito bom.
Sim damos ouvidos sim aos conselhos. Eu pelo menos penso do mesmo jeito, se não ... para quer ter um blog, era melhor permanecer com a antiga e boa agendinha de papel.

A ideia dos batidos ameei!

Abraços!

Ella disse...

Amiga, olha, sinceramente, não tem o que comentar desse post, só que tu disse tudo e eu assino embaixo! É tão bom amadurecer nosso comportamento, olha, fiquei orgulhosa de ti com esse post:) Beijos e vamos lá colocar as mudanças em prática, eu tbm to nessa! Beijo

COMEDORA COMPULSIVA ANONIMA
http://ccabstinente.blogspot.com.br

Kinha disse...

Acho que agora você está no caminho certo.

Farmacela disse...

Adorei seu post!!! Concordo comtdo!! Esse processo é de aprendizagem, como uma faculdade mesmo!! As mudanças ocorrem aos poucos mas qdo a gente aprende fica mais fácil ser pra vida toda!!! FORÇA!!! bjs

Enviar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Petit Po�! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger