32 A minha reeducação




Lendo o post da Mary, fiz um comentário e queria falar aqui sobre ele. 
Quero dizer que para mim é muito difícil controlar a comida e não deixar que ela me controle.  Acho que depois de anos comendo mal, errado e em demasia, esse será sempre um desafio.
Não posso dizer que jamais sentirei vontades malucas de devorar um pote de sorvete, mas posso dizer que vou me controlar sempre que sentir essa vontade. 

A sensação que sinto ao pensar que eu me controlo e decido o que vou comer é maravilhosa. 
Só quem já foi escravo das vontades, dos desejos, sabe o quanto é bom poder dizer Não, estou satisfeita! 
E mais do que dizer, sentir! Esse é o ponto alto. Quando sentimos antes de dizer, quando é de dentro, da alma mesmo sabem?!
Sei que muitas de vocês sentem o mesmo. E devemos nos lembrar disso a todo instante. 
Quando bater aquela vontade de comer um pedaço de bolo bem molhadinho, com aquele chocolate todo gostosinho, todo inho!, devemos pensar na sensação gostosa de termos controle sobre nós próprias. 
Eu passei a sentir muito prazer em comer. Sim, prazer! Saborear é bom demais. 
Eu antes não saboreava nada, mastigava apenas. Até hoje tenho que me policiar na hora da refeição. 
Se descuido, como rápido demais!
E por quê? O hábito de comer desenfreadamente! Simplesmente isso. 
Não é fácil comigo, sei que não é fácil com ninguém. Mas não é impossível, isso é verdade. 
Agora, com 37 anos de idade, consegui chegar a um nível de maturidade alimentar nunca antes alcançado por mim. Mas basta eu começar a seguir minhas vontades e tudo descamba sim!
Acho que é como todo vício, temos que estar atentas, criar bons hábitos e precisamos nos preparar para os momentos difíceis da vida. São eles que geralmente nos fazem sair dos trilhos.
E acreditem, meu momento atual é muito delicado. Mas eu tenho conseguido separar as estações. E acredito que todas conseguem sim.

Nos momentos de fraqueza temos que pensar nisso e na sensação maravilhosa que é controlarmos a nossa vida e a nossa alimentação.
Eu não me lembro das palavras exatas, mas existe uma frase que diz que o homem sábio deve controlar suas vontades e impulsos ou se tornará escravo deles. 

E mudando de assunto, que também é uma necessidade... :O)
Estava à procura de matérias sobre purificação do ar e alergias e achei interessante partilhar sobre essas plantas. 
Eu tenho espada de São Jorge em casa, mas não sabia. E o lírio que adoro, agora quero um jarro aqui na casa de banho. :)


1. Palmeira de Bambu : Elimina formaldeído e também se diz que atua como um umidificador natural.

2. Espada de São Jorge: Serve para absorver os óxidos de nitrogênio e formaldeído.

3. Palmeira: Uma das melhores plantas de purificação do ar para a limpeza do ar em geral.


4. Planta aranha: Grande planta de interior para eliminar o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas. Planta-aranha são uma das três plantas consideradas melhor dos casos da eliminação de formaldeído do ar.
5. Lírio de paz: este poderíamos chamar de "limpeza de todos." Frequentemente são colocados no banheiro ou lavanderia, uma vez que eles são conhecidos para a remoção de esporos de fungos. Também conhecido para eliminar formaldeído y el tricloroetileno (é um hidrocarboneto clorado comumente usado como um solvente industrial ).
6. Gérbera: No solo estas maravilhosas flores elimina o benzeno no ar, são conhecidos para melhorar o sono ao absorver dióxido de carbono e emitem mais oxigênio durante a noite.


Via La Bioguia



32 comentários:

Jenifer disse...

eu acho que quando eu chegar a este nivel de maturidade em relação a comida, vou ficar muito feliz, ja estou feliz por estar aprendendo, e fico feliz por vc ja estar nele! beijo

Lu Fernandes disse...

Sim flor!! Esse auto controle é essencial para nossa vitória!! E as vontades louca aprecem mesmo,não adianta! Somos humanas! Vencê-las é muito gratificante!!! Comer rápido era meu maior defeito, minha tia dizia que eu "matava na língua e engolia" era verdade, hoje tive que aprender a mastigar!!

Pizza disse...

estás a lutar por TI e por seres mais saudável, isso é que interessa :)
beijinhos

Farmacela disse...

Amiga é realmente uma luta constante contra esse vicio de comer!!! Tb sinto mtas dificuldades mas vamos indo!! Preciso aprender a saborear. Confesso q ainda tenho dificuldade de comer devagar! bjs

Ívian Ferreira disse...

Menina, tá parecendo o post que escrevi hj. hehehe Leu meus pensamentos. Realmente não é facil manter o controle, mas a sensação de saber a hora d eparar é muito boa e saber que estamos nos alimentando para viver e para nos manter em pé e não alimentando apenas emoções é bom demais, nos sentimos mesmo livres. Não é facil, mas se nos esforçarmos seremos sim capazes, só nao podemos nos descuidar, olho vivo direto.

Espero que vc esteja melhor.

Bjs

novafasecampbell disse...

Isso mesmo, nossa.. todos os dias é uma luta para controlar! Mas confesso que já me acustumei! Temos que ter foco sempre né? Estou pensando em ter essas plantinhas em casa também.. beijos linda!

Ju disse...

Parabéns amiga...bisco muito a tal maturidade... mas vou aprender com o tempo...bjs

mikaella disse...

Lutar para ser mais controlada e saudável te trará inúmeros beneficios,mesmo quando estamos com problemas nao devemos nos descuidar,TB tento isso sempre,tenho algumas destas plantas aqui na minha sala,bom saber.
Bjos

Heloisa Melo disse...

Oi amigaa! Obrigada pela força, estou precisando DE VERDADE. Quero um dia poder ter essa maturidade que tu tem de sentir e ter seu próprio controle. Estou começando a tomar as rédeas da minha vida, me conhecendo melhor, acho que com isso e com a força de vocês vou conseguir.
Super beijo

Angela Dani disse...

Oi!!! Passando pra convidar vc pra me seguir!rs..já to por aqui te acompanhando faz um bom tempinho, e gostaria que vc tbm estivesse lá no meu cantinho, me acompanhando tbm porque já vi suas dicas e comentários em outros blogs e eles são sempre muito bem vindos! :a

http://diariodadaniemagrecendo.blogspot.com.br/

To te esperando lá heim! Beijos

Fabi Lange Brandes disse...

nossa, sem duvidas que comer é vicio, e é dificil as pessoas nos entenderem tbm, eu tenho essa dificuldade
beijos e bom dia

Ella disse...

Amiga, eu tbm sinto mt dificuldade pra manter o auto-controle e, ao mesmo tempo, mt prazer por conseguir! É difícil, mas vale mt a pena, pq nos sentimos donas de nós mesmas, né? Acho que essa é mais ou menos a sensação... Eu penso: nossa, eu quero esse chocolate, essa barra inteira AGORA. E penso logo em cima, sim eu quero, eu sei que quero, mas não vou comer, vou controlar esse vício, pq eu mando em mim e não cedo a tds as minhas vontades... Mais ou menos isso... Hj em dia, me sinto tbm com mais maturidade pra fazer e manter escolhas... Parece q fica menos difícil com o passar dos anos, não é mesmo? Menos impossível! Um grande beijo e continue firme!

COMEDORA COMPULSIVA ANONIMA
http://ccabstinente.blogspot.com.br

Char disse...

Eu sei muito bem o que é ser dominada pela vontade de comer... pelo prazer de comer... Os meus programas eram apenas a restaurantes, lanchinhos, etc...
Realmente, estamos conquistando espaço em nós mesmas... (que profundo isso!!!) kkkkkkkk
beijão

Tereza disse...

Amei seu post!! É bem assim mesmo que funciona, é um aprendizado constante, não podemos relaxar nunca porque senão esquecemos. Foram muitos anos de hábitos ruins que vamos levar muitos deles ainda pra conseguir incorpora-los de vez na nossa vida!! Mas o importante é que estamos aprendendo!!
Beijos

Equilíbrio! disse...

Oi querida. sempre um prazer ler seus posts...com o tempo vc vai controlar melhor a compulsão, falo isso por exp. propria, mas sempre há aqueles lapsos...mas vão ficando raros. Acabei de comer um chocolate 70% da cacau show de 30 g...comi saboreando cada pedaço e me perguntando como esse chocalate pode ser tão bom...imagina eu no ano passado comendo e gostando de chocolate amargo..aff...risos...adorei sobre as plantas eu já havia lido algo, pq sou muito ligada nesse negócio de energização de casa...eu tenho eu tenho todas....mas essa aranha não sabia que era para dentro de casa, nem o lirio...nem que ele ajudava no mofo...vou colocar já no banheiro...hehehe....um beijo grande e um bom dia...

Lii disse...

Olha, muito interessante esse post, muitas reflexões para nós.
As vezes pensamos que mesmo jacando consciente estamos 'certas' mas não estamos, temos que saber ter controle, da situação, da alimentação, da vida e de tudo.

Adorei o post.

beijinhos

Lucélia Mendes disse...

Hummmm todo inho realmente é bom mas é melhor ainda dizer NÃO. Isso nos faz vencedoras, e conforme a idade ficamos mais conscientes mesmo.
Você está certíssima!
Beijos querida e obrigada pelo apoio!

ANA CHRISTIANE disse...

É AMIGA...SENSAÇÃO MUITO BOA ESSA DE MANTER O CONTROLE, DE SABOREAR , DE MANTER UMA CONEXÃO COM A COMIDA E COM O NOSSO CORPO...ACHO ISSO FUNDAMENTAL!!! BJUSSSSS LINDA E ÓTIMA TARDE

Roh Jardim disse...

Amiga
antes eu comia por pura compulsão
acho que nem sentia o gosto da comida
simplesmente comia muito.
Hoje não sinto o gosto o cheiro, é outra coisa.
Não sinto vontades malucas ou pelo menos elas estão em menos quantidade.
Quando opto em não comer algo, por exemplo o pudim que fiz para meu marido a sensação é muito melhor do que se eu tivesse comido.
É muito bom resistir, é muito bom não se sentir escravo da comida, é muito bom se reeducar.
Um beijo

Gih disse...

Florzinha amei esse post!!
Simplesmente verdade o que você falou, ou nós dominamos a comida, ou ela nos domina!
Mas estamos aqui para reunirmos forças e não deixar desanimar, e estarei com você sempre que precisar ok?! Bjos e uma ótima quarta pra ti♥

Giovanna disse...

Ai ai. eu como rapido, tenho que lembrar de mastigar, saborear. como por impulso, raiva,tenho que controlar os sentimentos. Lembrar que aquele alimento não vai resolver o verdadeiro problema. bem vamos aprendendo. bjos. Gi

Giovana disse...

Depois de uma vida comendo errado não é do dia para a noite que fazemos td certo.
E vc tem razão, é como qualquer outro vicio, temos que nos policiar e ficar atentas para não cair em tentação.

Fico feliz com sua evolução!!

Bjs!

VAMOS EMAGRECER JUNTOS? disse...

Realmente a sensação após resistirmos a uma jacada é maravilhosa! Nos sentimos as "mulheres maravilhas", ne ? hahahha
Vale muito a pena!
Beijo
Camila

**Lih** disse...

Oi amiga,

Fácil não é mesmo, mas é possível né!?
Quando fico alguns dias seguidos certinha na RA, até me sinto mal quando como de mais, mas se continuar continuar e continuar logo logo esse mal estar some. Acho que engordei 1kg ou mais, estou de férias em casa, ai já viu, eu já estava prevendo isso, semana que vem corro atras do prejuízo.

Beijos!

Catuxa Mimi disse...

Oi! É vdd... A sensação de estarmos no controlo é muito boa!
E eu tnh q voltar a prestar atenção a comer devagar!!
bjs!

Sandra disse...

Auto controle! Eis o segredo, o dificultador!
bjs

Thaine disse...

é isso aí amiga!!!Tá com o pensamento certino!!
Não sabia dessas plantas purificadoras!!

bjinhos

Thaine
emagrecendocomthaine.blogspot.com.br

Sandra disse...

Obrigada por avisar-me e por participar já coloquei um recadinho dizendo q não é obrigatório!
Boa sorte Linda

Janaina Mello disse...

Por falar em compulsão, eu bem me lembro da época em que comia 10 pães franceses além da comida do dia! Pra mim, estar magra sempre será uma luta e dependerá de muita disciplina. Confie em você, pq vc já é uma vitoriosa! Acredite!

Sandra disse...

Linda respondendo tua pergunta agora só faço redução de cabo. Não aguentava mais comer só proteínaas!!!
bjs

Erika disse...

Post super sincero. Também gostaria de chegar nesse nível de maturidade, mas estou aprendendo devagarinho. beijos

Geovana Centeno disse...

lindona, tu vi o email que tem mandei, lá do top 5 desafio de primavera...beijocas, depois volto aqui ta te fazer visita!!!

Enviar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Petit Po�! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger