29 Leite de soja ou leite de vaca?



Eu passei a tomar leite de soja light faz algum tempo. 
A nutricionista me disse que precisamos repor sim o cálcio. (Muito importante essa parte, pois atentem para o fato do leite de soja não ter a mesma quantidade de cálcio que o leite de vaca.)
Mas por N motivos o leite de soja, no meu caso, seria e realmente é muito melhor. 
Não esquecendo que tomo iogurte diariamente e esse é derivado do leite de vaca. Porém, como é parcialmente hidrolisado pelos lactobacilos não me provoca os desconfortos que o leite de vaca provocava.

Para terem uma idéia, minha pele do rosto vivia cheia de pontinhos que eu não sabia o que eram e nem sei! Também não quero saber, pois eles sumiram. 
Claro que é fruto da minha mudança completa na alimentação, mas a nutricionista disse que isso iria acontecer com a troca do leite. 
O leite de vaca me fazia muita prisão de ventre também, ficava tudo off quando tomava. 
Já o de soja fez o oposto. Não sinto nenhum desconforto quando o tomo (aquele desconforto que não quero escrever com todas as letras sabem?).

Então não é apenas uma questão de tal leite ter mais quantidade disso ou daquilo. Mas é tudo que envolve o consumo, a resposta do nosso organismo é que importa realmente. 
Se a pessoa não sente intestino preso ou desconforto algum com o leite de vaca, o desnatado é ótimo. 
Mas se há algo que não bate certo, então temos que procurar alternativas saudáveis e que nos favoreçam. 

Façam a vossa escolha ou consultem uma nutricionista, acho que vale muito a pena esclarecer algumas dúvidas com um profissional dos bons.


1. Calorias
Embora estejam quase empatados, o leite de vaca é ligeiramente mais calórico do que o extrato leitoso da leguminosa — popularmente conhecido como leite-de-soja. 
Leite-de-soja ............52 cal 
Leite de vaca ............56 cal 
2. Proteína 
Indispensável na construção dos músculos, esse nutriente é encontrado em maior quantidade no leite-de-soja. 
Leite-de-soja ........... 4,48 g 
Leite de vaca ........... 3,95 g 


3. Gordura 

Nós precisamos dela para produzir hormônios. Os dois tipos de leite apresentam quantidades semelhantes, mas o de vaca ganha a disputa, com uma quantidade discretamente maior. 
Leite de vaca ...................1,98 g 
Leite-de-soja ...................1,92 g 


4. Cálcio 

Para fortalecer o esqueleto, aposte no 
leite de vaca — campeão disparado 
quando o assunto é o mineral. 
Leite de vaca .................143 mg 
Leite-de-soja ................... 38 mg 


5. Magnésio 

Ele é importante para a fixação do cálcio nos ossos. Sem contar que contribui para o bom funcionamento do coração e do sistema imunológico. Nesse quesito, é o leite-de-soja que sai na frente. 
Leite-de-soja ................... 25 mg 
Leite de vaca ................... 15 mg 


6. Fósforo 

O mineral ajuda o corpo a gerar energia e colabora com o sistema nervoso, além de ser parceiro do cálcio para fortalecer o esqueleto. O leite de vaca tem mais do que o dobro do mineral. 
Leite de vaca ................ 112 mg 
Leite-de-soja .................. 55 mg 


7. Potássio 

O produto da vaca contém mais do nutriente, importantíssimo para as contrações musculares. 
Leite de vaca .................182 mg 
Leite-de-soja .................124 mg 
Fonte: Saúde Abril

Ps. Respondi em vossos blogs. Estive sem conseguir ficar muito tempo ao pc por causa da sinusite, mas já visitei a maioria de vocês e hoje a noite terei mais tempo. 

Obrigada pelo apoio de sempre. Todas nós já sabemos como isso é importante.
Vamos lá fazer uma quinta toda gostosa e cheia de alegria, pois !alegria precisa-se! 


29 comentários:

Denise disse...

Ola :).

Tomo leite de soja as vezes mas tomo mais o magro.

Descobri um iogurte de soja da alpro e gostei muito.

Bjo

De Bem Com Nosso Espelho disse...

Adorei as informações, eu tenho um problema em tomar leite de vaca, quando sinto o cheiro, me da aquela vontade de colocar tudo p fora, porém pelo menos uma vez na semana eu coloco na vitamina...

Beeijo e boa quinta!

Fabi Lange Brandes disse...

ai, leite de soja não vai, eu sou fa do leite de vaca mesmo, fã nada, sou uma verdadeira viciada em leite
beijos

novafasecampbell disse...

Eu particularmente adoro o leite desnatado e o e soja! Não estou tomando muito esses tempos, porém vou mudar isso já já! :)

Linda disse...

Oi querida!
Olha, graças a Deus eu não tenho problemas com leite de vaca porque eu amo!
Gosto de leite de soja também e de vez em quando vario para desfrutar dos benefícios da soja que são muitos como você mesma mostrou.
Ainda bem que existe essa opção gostosa e saudável para quem sente desconforto com o leite tradicional né?
O importante é não deixar de consumir porque realmente faz falta. Eu já li matérias em revistas sobre nutrição e já vi reportagens também de médicos falando que precisamos sim de leite.
Um beijão!

Janaina Mello disse...

Olha eu também tinha muito desconforto por causa do leite, mas depois de consumir diariamente isso mudou. Leite de soja só se for no suco tipo ADES, pq puro nao desce...o odor é muito forte! E lembrando que se consumir peixe (atum, sardinha ou qq outro) essas taxa de calcio será batida!

VanessaFap disse...

Bom dia! Antes de operar a vesícula eu não podia tomar o leite me fazia mal, mas no outro dia que operei veio leite no hospital e tomei pra ver e eis que não fez mal como antes agora tenho tomado em vitaminas com frutas e tô bem legal, agora posso tomar o de vaca de novo! bjs

Heloisa Melo disse...

Oi amiga! Muito obrigada pela força viu? Hoje estou bem melhor :)
Eu tenho o mesmo desconforto com massa, há anos não como macarrão ou lasanha, mas não me faz falta não....
Outra fonte de cálcio é o queijo, se não te fizer mal é muito bom!
beijos

Lucélia Mendes disse...

Bom dia amiga!
Realmente o leite de soja principalmente para mulher é muito melhor para a saúde, e podemos repor o cálcio com iogurte, queijos... hoje em dia tem até iogurte enriquecido de cálcio especialmente para mulher.
Eu confesso que fico meio de careta na hora de tomar rsrs mas aos poucos vou me acostumando.
Beijos!

Ívian Ferreira disse...

Oi querida, vc tem razão, devemos fazer as escolhas que melhor se adequam a gente, fazem bem e que estão ao lcance, eu gosto tanto dos leites de soja quanto de vaca, mas ultimamente tenho consumido mais o de vaca o da Molico, pois aqui é menos caro que o de soja, mas vc tem que fazer aquilo que seu organismo responde melhor e isso é o que importa mesmo.

Menina, ontem quase me acabo de rir quando vc disse que eu to quase com o corpinho da Shakira hehhe ate´comentei com o marido e demos risada, tenho que malhar muito pra conseguir ficar com o quase hehehe obrigada pelo elogio heheheh


Bjss querida!!

Priscila disse...

Ou amiga :-) eu tomo leite desnatado e acho normal. Mas nunca testei ficar sem ele e tomar o de soja no lugar. Será melhora a pele? Vou testar ;-) bjao

Dani Lima disse...

Provei o leite de soja e não gostei muito, prefiro o de vaca mesmo. Mas é por questão de gosto mesmo, não pelos nutrientes.
Ontem fiz um post sobre alimentos aceleradores de metabolismo e o leite de soja é um desses. Serve para dar um UP no emagrecimento.
Bjão

Erika disse...

Ai flor, ainda bem que não tenho desconforto nenhum com leite de vaca. Eu amo!!! E não consigo tomar leite de soja, não desce de jeito nenhum.

Mas ainda bem que te ajudou com o desconforto e vc consegue tomar!

beijo grande

Lii disse...

Eu amo o leite de soja, pena ele ser tão caro aqui onde eu moro =/
Pretendo voltar a toma-lo. =)

Essa comparação que você fez é com o normal ou os leites light?

Beijinhos

Giovanna disse...

Oi eu adoro Leite, seja de soja ou de vaca, a muito tempo eu tomo leite desnatado. o de soja eu acho o normal muito doce para meu organismo, e o zero as vezes não acho por aqui. Mas acho que o leite esta me fazendo ter prisão de ventre.
Otimo post. melhoras na sinusite. bjos. gi

Char disse...

Muito legal, mas como você lidou com a diferença de gostos entre o leite de vaca e o leite de soja?
Não consigo me adaptar ao gosto do se soja...
Beijossssssssssssssssssssssss

Larissa Toso disse...

Oi queria, adorei o post porque eu tinha algumas duvidas sobre a diferença dos dois.
Beijos e boa quinta

Cah disse...

Oi floor, nossa ja tentei mas não consigo gostar de leite de soja! Daí fico no de vaca mesmo, mas semi-desnatado rs!


Beijos,
www.segredosdacah.blogspot.com

Equilíbrio! disse...

Menina legal ter explicado sobre a diferença dos dois leites...eu tomava...mas paramos de tomar pq não há estudos suficientes da soja em nosso organismo e princ nas crianças, eu só dava leite de soja e suco tb...a pediatra mandou eu mudar...na verdade nunca fui fã de leite nenhum..daí comecei tomar o de vaca desnatado por causa do vigilantes do peso...mas agora vou ver se incluo o de soja no café da tarde, embora consumo muito tofu (queijo de soja), mas não sei se tem a mesma propriedade do leite de soja...parabéns pelo post...muito instrutivo...bjs
http://www.comomelhorlogoemagreco.blogspot.com.br/

Joicy Viana disse...

Eu tbm fiz essa mudança no meu cardapio, troquei leite de vaca pelo leite de soja e sabe, eu adoro aquele sabor da soja. Tem me feito muito bem também, pena que aqui eh um pouco mais caro em relação ao leite desnatado de vaca, mas estou fazendo esforço para não faltar, e sempre compro iogurte de soja com pedaços de frutas, eu adoro tbm. Muito bom fazer certas mudanças para o bem da nossa saúde e emagrecimento

Gih disse...

Florzinha, obrigada pelo carinho lá no meu blog.
Pra falar a verdade só experimentei leite de soja uma única vez, nem me lembro mais do gosto, mas vou tornar a experimentá-lo agora que sei que é bom.
Eu tomo o leite de vaca desnatado, é menos gorduroso e eu gosto, ele é levinho!
Bjos Gih♥

Roh Jardim disse...

Legal esse post
eu tinha algumas dúvidas quanto ao leite de vaca e de soja.
EU não sinto desconforto por causa do leite, mas vou comprar um para experimentar.
bju

Nathacha disse...

Há sempre exceções que eu gosto de destacar. Não vamos incorporar uma dieta com leite de soja em uma criança em fase de desenvolvimento, sabendo-se que o cálcio nessa fase é super importante... E falando nas mulheres grávidas, mulher grávida não pode ficar ingerindo soja e seus derivados devido a um agente químico da soja que interfere no sexo do bebê.

Adorei o post , seguindo o seu blog :)


Se puder retribuir, ficarei grata. Seu comentário será bem vindo.


www.medicinepractises.blogspot.com


By


Nathacha

Julie Fernandes disse...

oi linda...ai bem q eu ja tentei mas não gstei do de soja...parabéns pelo blog...força na RA...beijinhos...julie...!
emagrecendopordentrocomjulie.blogspot.com/

Keila disse...

Nem um nem outro. Odeio leite. BJS

Expatriada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Expatriada disse...

Meninas, respondi em vossos blogs. Beijoca!

JESUS E MARIA disse...

BOA NOITE, PROCURANDO SABER QUAL A DIFERENÇA DO LEITE DE VACA COM O LEITE DE SOJA, PÓIS SOU VITIMA DO LEITE ANIMAL, MAS TIVE A SORTE DE PODER DESFRUTAR DOS DERIVADOS ENCONTREI ESTE SAIT MARAVILHOSO, TIREI VÁRIAS DÚVIDAS, AGRADEÇO.

JESUS E MARIA disse...

BOA NOITE, GOSTEI DESTE SAIT, PÓIS TIREI A DÚVIDA QUE TINHA COM O LEITE DE SOJA, SOU VÍTIMA DA LACTOSE, GRAÇAS A DEUS O DERIVVADOS EU POSSO INGERIR. ABRAÇOS

Enviar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Petit Po�! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger