5 Papo saudável

Sábado é dia de saber como anda a reeducação alimentar!
E hoje a balança mostrou menos meio quilo. Não fiquei contente, mas estou na semana da senhora TPM, então vou tentar imaginar que tudo que leio sobre aumento de peso nessa semana é realmente normal. Apesar de não ter aumentado, gostaria de ter emagrecido mais de um quilo, fiz por isso!
Ok, todos nós gostaríamos de emagrecer mais rapidamente, sempre! :)
Continuo seguindo os VP, noto que já me habituei a certos alimentos, já sei valores e vai ficando cada dia mais fácil, prático e saudável.
Encontrei uma receita de um suco delicioso, fiz e adorei! Essa menina linda fez a dieta do VP e o vídeo em que ela mostra o antes e depois é bem interessante, um caso bem realista eu diria, nada de exageeeeros, entendem? Acho inspirador, bonito de se ver!
Esses relatos me ajudam demais, assim como ler blogs de todas as meninas em dieta. Há casos realmente lindos, de lutas, conquistas e até pequenas mudanças que sempre ajudam muito nesse processo, que no fundo é de aprendizagem.

Suco

2 laranjas
1 pedacinho de gengibre
10 folhas de espinafre
2 folhas de couve picada 
6 morangos
5 folhas de hortelã
um copo de água
gelo
Bater, coar e saborear!

Alguns alimentos e seus propontos:

100 g aveia - 8 propontos  ou 1 colher sopa - 2 propontos
1 bolacha digestive go maçã - 1 proponto
1 bolacha proalimentar fruit e fit maça/canela - 1 proponto
100 g linhaça moida - 3 propontos ou uma colher sopa - 1 proponto
ovo cozido - 2 propontos
nabo, alho frances, salsa, cebola, abobrinha, acelga, courgete, cenoura, chuchu - 0 propontos
azeite 1 colher chá - 1 proponto
pão integral light - 1 proponto
presunto cozido - 2 fatias ou 40 gramas - 2 propontos
queijo 30g - 2 propontos
muesli 1/2 xicara - 2 propontos 
1 xicara leite desnatado - 2 propontos

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho.
Martha Medeiros



3 Recapitulando



Hoje senti necessidade de registrar o que tem sido minha dieta desde o dia 07 de abril.
Sigo a dieta dos Vigilantes do Peso, pois depois de ter feito inúmeras variações de dietas, conclui que, para mim, tem que ser algo que eu possa fazer a vida inteira, de maneira saudável e menos maçante.
Tenho tendência a engordar, é fato! Então preciso ter uma alimentação controlada, saudável e "possível" de se manter.
Já ultrapassei a idade da menina que achava que tomar apenas iogurte natural durante uma semana e emagrecer cinco ou seis quilos era maravilhoso. Não penso mais assim e meu organismo também não responderia da mesma maneira.
Dessa forma e com a maturidade que a vida e dieta exigem, tenho tido uma alimentação baseada em "melhores escolhas". Por exemplo, faço purê de couve flor em alternativa a batata. Pão integral em alternativa ao branco. Usei farelo de trigo em alternativa a farinha de trigo branca e deu super certo na torta de banana.
Opto pelos cereais pela manhã, não os menos calóricos, mas os integrais e que me sabem bem! De nada adianta escolher cereais daqueles horríveis, com gosto de terra e achar que conseguirei ser feliz assim por muito tempo.
Então arco com os propontos dos cereais que "eu escolhi" e isso é muito importante! Poder escolher a minha alimentação.
Geralmente quando acordo como cereais com uma fruta (adoro com maçã ou morangos) e iogurte líquido light. Adoro! Me sacia e me deixa feliz!
Durante o dia como de 3 em 3 horas, não é balela, funciona mesmo! E meus intestinos já respondem a esse estímulo.
Tenho tomado três xícaras de chá verde (Chá Verde China Gunpowder) diariamente e dois litros de água. Tem sido fácil essa parte.
As caminhadas é que poderiam melhorar. Três ou quatro vezes por semana é pouco, mas é isso que agora faço.
Desta maneira na primeira semana emagreci um quilo e meio. Na segunda 700grs e na terceira vamos ver no sábado, porque esse foi o dia escolhido. Mas já me pesei e sei que já emagreci. Então é esperar!
Enfim, um quilo por semana é pouco para minha cabeça ansiosa. Mas olhando para a realidade e relembrando um passado que não quero mais, está ótimo!
Como diz a Flávia, basta ter paciência e deixar o tempo passar. Temos que ter a certeza de fazer tudo certo e o resultado virá com certeza!
Aqui falam um pouco sobre o novo programa dos vigilantes. É preciso ter cuidado porque eles mudaram a pouco tempo e se misturarmos os pontos com propontos pode dar uma salada gorda! ;)
Fácil não é, nunca será! Fosse fácil, ninguém precisaria escrever um diário alimentar para ajudar nessa luta. Mas é possível e pode ser menos maçante!:)

O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.
Clarice Lispector

2 Sobre os excessos...

Gosto de ler textos assim. Afinal, não são apenas os excessos alimentares que nos fazem mal e já que o momento é de mudanças, que sejam feitas todas as necessárias para o bem da nossa saúde, corpo, mente e espírito!


 Escrito por Carlos Hilsdorf:


"Embora as pessoas reclamem com imensa frequência daquilo que não possuem, existe outra questão que merece toda a nossa atenção: aquilo que possuímos em excesso.
Aliás , os excessos costumam ser mais prejudiciais que as faltas, mas demoram mais para serem percebidos. As faltas nós notamos imediatamente, os excessos só quando despertam a nossa
consciência.
Comemos em excesso (observe você mesmo), trabalhamos em excesso (anda cansado, não é?), guardamos coisas em excesso (dê uma olhada em suas gavetas), nos importamos em excesso com a
opinião dos outros... Há um excesso de preocupações e acúmulo de “gorduras” em diversas áreas de nossas vidas.

Em geral, possuímos mais do que necessitamos para ser feliz, mas continuamos insistindo na desculpa de que não somos felizes porque nos falta alguma coisa. E de fato falta: falta assumirmos um
estilo de vida mais franco, sincero e liberto.
Tudo o que temos em excesso demanda tempo e energia para ser administrado. Roupas demais, CDs demais, bagunça demais, lembranças demais (fique com as que valem a pena, pelo aprendizado
ou felicidade que trouxeram), compromissos demais, pressa demais.
Todos nos beneficiaremos com a prática de determinado nível de minimalismo (sem excessos, porque isso também pode ser demais). Podemos reinventar nossa maneira de viver para viver com o
necessário. Não precisa ser o mínimo necessário, pode haver algumas sobras, mas sem os exageros de costume.
Viver melhor com menos. Isso traz uma sensação de leveza e felicidade tão maravilhosa que todos devemos, ao menos, experimentar. Na melhor das hipóteses, aprendemos e adotamos um novo estilo
de vida.
Quem está em processo de mudança, reconhece rápido o quanto acumulou de coisas em excesso, e aprende que pode viver tão bem, ou melhor, com muito menos!
Se vamos acampar, somos felizes apenas com uma mochila...
Liberte-se dos excessos de todo o tipo: excesso de informação (aliás, muita coisa é só ruído, nem mereceria sua atenção); excesso de produtos e serviços (consumismo é uma válvula de escape para não
olharmos para nossa própria existência e para o vazio que buscamos inutilmente preencher com compras); excesso de relacionamentos (nem todos valem a pena, não é verdade?). Viva mais com
menos, experimente algum nível de minimalismo. Permita-se sentir-se livre dos acúmulos e excessos.
Nada é mais gratificante que a liberdade, a sensação de que você se basta sem precisar de um arsenal de coisas, sons e cores a seu redor. Dedique-se a experimentar essa libertadora sensação. Quem
sabe viver com pouco, sempre saberá viver em quaisquer situações, mas aqueles que só sabem viver com muito, nas mínimas provações e ausências sofrem e se desesperam. Esses últimos se
confundiram com seus excessos... e na falta deles, não se reconhecem.
Nunca sabemos se viveremos com o que temos, com mais ou menos no dia de amanhã, mas se aprendermos a viver com o que é essencial, viveremos sempre bem.

Todo excesso é energia acumulada em local inapropriado, estagnando o fluxo da vida. Excesso de excessos corresponde à falta de si mesmo. E se o que te falta é você, nada poderá preencher esse vazio..."

3 Comer de 3 em 3 horas


Acabei de ler esse livro. Penso que tudo que ensina ou enfatiza algo importante para ajudar na dieta é válido!
O livro não conta novidades, mas é bom. Além da importância de respeitar esse intervalo de tempo, dá outras dicas e fala a respeito do controle das calorias diárias também.
Controle de calorias não faço, sigo a dieta dos VP, a do Propontos.
Mas faz pouco mais de uma semana que venho acertando o relógio mental e tentando respeitar essa regrinha básica - Comer de 3 em 3 horas.
No meu caso, ajuda! Não sinto tanta fome como quando passava mais tempo sem comer, consigo controlar melhor a ansiedade na hora de escolher os alimentos e opto sempre pelo mais saudável. Enfim, é uma regra que vou seguir de agora em diante.

0 Aprendendo...

Faz algum tempo que leio blogs de meninas que fazem dietas, das mais variadas maneiras!
Há duas que acompanho com mais frequência e uma delas é a Valquíria. Ela com certeza ainda não sabe, mas foi e é uma grande inspiração para mim! Leio o blog com frequência, as vezes deixo mensagem e na maioria apenas leio e concluo o quanto uma pessoa pode ajudar a impulsionar  nossa vida para melhor.
Comecei a fazer uma dieta a sério em outubro do ano passado. Estava com 85.5 quilos!
Ao princípio fiz a dieta Dukan. Mas meu intestino não respondia! Morreu simplesmente e isso me atrapalhava demais.
Precisei acrescentar frutas e legumes porque, para mim, não era viável e nem suportável estar dias off!
Consegui seguir a Dukan por uma semana e emagreci cerca de dois quilos. No mês que se seguiu com frutas, legumes e mais aveia emagreci cerca de quatro quilos.
Passei dois meses controlando a alimentação e consegui manter o peso apenas.
Desde a 15 dias atrás faço a dieta dos Propontos, dos Vigilantes do Peso, tomo chá verde diariamente e caminho quatro dias por semana. O ideal seria todos os dias, mas ainda não consigo!
Tenho tido progressos lentos e penso que só é preciso ter paciência, os resultados realmente acontecem.
Não tenho material de apoio, pois onde vivo não há os VP.  Busco informações no blog da Flávia, que é uma querida e é a outra menina, cujo blog eu sigo e me ajuda demais!
Para ajudar a seguir a dieta dos Propontos uso essa calculadora, onde insiro os valores nutricionais dos alimentos que mais consumo e ela me dá o número de propontos correspondente.
Também encontrei uma tabela de alguns alimentos e seus propontos.
Para mim, o melhor é fazer minha tabela e colocar os alimentos que geralmente consumo, então fica fácil seguir. O mais importante é que, com frutas e legumes, os intestinos agradecem! Para quem tem problemas com isso, é ótimo!

0 O arranque!



Estou ativando esse espaço basicamente para guardar, ler e reler tudo que se refere a Reeducação Alimentar!
Que nome bonito! Mas não é fácil e eu sei!
Primeiro, descobri que de tudo o que dizem, há poucas coisas que funcionam para mim! E algumas delas são:
3 xícaras de chá verde por dia me fazem bem!
Comer integrais em alternativa a carboidratos brancos me ajuda muito!
Não eliminar qualquer grupo alimentar me ajuda demais!
Comer de 3 em 3 horas para mim está sendo ótimo!
Uma hora de caminhada dia sim, dia não! Isso é muito bom e faz muito bem!

Engatinhando e tentando adotar hábitos que fazem bem ao meu corpo, mente e espírito!
Pensar no peso? Melhor esperar um pouco, isso é consequência! E o resultado vem com certeza!

Começa agora a minha reeducação alimentar!
P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Petit Po�! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger