47 12 passos importantes

Estive lendo essas dicas (não sei mais em que site) e acho que temos que nos lembrar delas todos os dias, pelo menos até que se tornem hábitos naturais.
Destaquei as que eu considero cruciais nesse meu momento e que tento seguir religiosamente.
Não me custa nada, na maioria dos dias. Claro que há dias em que eu simplesmente tenho vontade de chutar o balde, mas não o faço!

1. Todos os dias serão iguais; não haverá sábados, domingos, feriados ou aniversários. Mesmo comendo fora de casa, mantenha-se fiel a sua reeducação alimentar.
2. Não se deixe levar pela tentação dos “bons amigos ou parentes... Só este, está gostoso... Um só não prejudica a dieta...”
3. Coma devagar, mastigue bem os alimentos, o indicado é o máximo permitido.
4. Não tente “compensar” aumentando o número de refeições, porque não comeu isto ou aquilo no almoço ou jantar.
5. Evite tapear o estômago, comendo frutas, lanchando ou “beliscando” no horário intermediário das refeições. Acostume-se, desde o primeiro dia, ao número de refeições estabelecido, que é normal para qualquer pessoa, mesmo aquelas que não precisam perder peso. (estabeleço minhas 5 ou 6 refeições diárias e me mantenho ali, sem beliscar!)
6. Evite se pesar diariamente. Durante o regime, seu corpo costuma trazer alterações de peso diárias, para mais ou menos, e isto poderia causar-lhe uma tensão ou preocupação grandemente prejudiciais. Se quiser pesar-se, faça a cada 7 dias, mais ou menos.
7. O horário das refeições deve ser respeitado.
8. Atingindo o peso ideal, não pense que está tudo resolvido. Lembre-se que no final da dieta, o mais importante é a estabilização. Para cada quilo perdido, mais ou menos 1 mês.
9. Sempre que sentir sede, bebe água.
10. Coma somente para viver, não coma para dar vazão ao tédio, ao aborrecimento, ao nervosismo, à emoção, ansiedade. Satisfazendo seu apetite físico com alimentos realmente nutritivos, seu apetite psicológico com o prazer que extrair de cada refeição, perderá aqueles quilos a mais que prejudicam sua silhueta e terá resolvido qualquer problema dessa natureza.
11. Lembre-se que o maior interessado em sua saúde é você mesmo. Se não o fizer direito, o único prejudicado será você.
12. Não tome bebidas alcoólicas.


Ultimamente tem aparecido tanta gente querendo lanchar ali, comemorar algo aqui, enfim, está difícil mas tenho seguido meu roteiro rumo ao peso que considero ideal.
Também tenho tido tentações diárias, gente que oferece doce o tempo todo porque sabe que gosto. Parece que as pessoas não me querem ver feliz (Acho que toda vez que estamos evitando comidas calóricas aparece alguém a oferecer, por que será?), mas prefiro pensar que são desafios para testar a minha capacidade de dizer Não!. 
Isso bate certo com o passo número 11! Se não for eu a zelar por minha saúde, ninguém o fará por mim!



32 O peso e a felicidade



Menos uma semana e essa não foi fácil de maneira alguma.
Entre sinusite, medicamentos, alimentação saudável, porém pouca e em horários nada planejados, meu peso não baixou grande coisa.
Estava com 67,7 e hoje estou com 67,2
Sinto-me bastante estranha, inchada apesar de ter eliminado algum peso.

Muitas vezes pensamos que comendo pouco é que emagrecemos mais.
Não funciona!
Apesar de ter comido pouco por causa da sinusite, emagreci bem menos do que nas duas semanas anteriores.

As vezes tentamos acelerar os acontecimentos em nossas vidas. E no emagrecimento não é diferente, muito pelo contrário. Tudo que se quer é perder logo peso e começar a ser feliz! 
Tenho pensado muito nisso! Começar a ser feliz...
A reeducação alimentar é um estilo de vida saudável que adotamos para a vida toda e acho que muitos de nós pensamos nisso como um meio de chegarmos ao peso com o qual sonhamos e com o qual seremos felizes ou mais felizes!
Se eu disser que serei mais feliz com o peso que tanto busco, então estou bem encaminhada.
Mas se eu disser que serei feliz quando atingir o peso que desejo, então preciso mesmo repensar minha vida.
Acho que nós nos envolvemos tanto nessa luta pelo peso e claro, pela saúde, que acabamos nos esquecendo de momentos, fatos e situações que podem nos trazer alegria e felicidade.
Não façam como eu, não deixem para serem felizes quando atingirem o peso ideal. Não deixem de sair, de passear, de colocar aquela roupa caprichada e um batom que gostem.
Eu tenho certeza que não sou a única. E infelizmente isso é péssimo!
Não é fácil, principalmente quando temos muito peso por eliminar.
A vontade é de ficar em casa a espera que essa carga saia do nosso corpo para só então nos vestirmos bem e nos arranjarmos.
Já ouvi muitas pessoas dizerem que sentem medo até da própria família. Sempre existe aquela pessoa desagradável que solta logo uma frase do tipo Nossa, engordaste muito! ou Estás mais gordinha! ... A tua mulher está bem tratada hein fulano!?
Enfim, são frases diversas e todas muito desagradáveis. As pessoas sensatas não fazem esse tipo de comentário. Mas as que fazem estão aí na espreita, prontas a atacar quando saímos de casa cheias de vontade de viver com alegria, mesmo antes de eliminarmos o peso que tanto nos incomoda.

Ainda assim, vamos ser felizes! Precisamos! Afinal esse aprendizado e essa angústia que sentimos na espera dos resultados, na vontade de estarmos logo bem em nosso corpo... Isso tudo já é suficientemente desgastante. Felicidade, precisa-se!


Tenham um feliz fim de semana! 



21 Pausa...



Estou com a crise de sinusite novamente, chato falar nisso mais uma vez, mas enfim, é a vida!
Infelizmente essas coisas chatas acontecem.

Para complementar algumas questões sobre o leite e a opção de incluir/não incluir/mudar, deixo-vos um link da nutricionista Carol Guimarães. Acho interessante termos conhecimento sobre o assunto e numa linguagem simples.
Caso queira ler, clica aqui!

Assim que melhorar volto com minhas visitas normais e posts normais. Sorry!
Obrigada pelo apoio, de coração!


29 Leite de soja ou leite de vaca?



Eu passei a tomar leite de soja light faz algum tempo. 
A nutricionista me disse que precisamos repor sim o cálcio. (Muito importante essa parte, pois atentem para o fato do leite de soja não ter a mesma quantidade de cálcio que o leite de vaca.)
Mas por N motivos o leite de soja, no meu caso, seria e realmente é muito melhor. 
Não esquecendo que tomo iogurte diariamente e esse é derivado do leite de vaca. Porém, como é parcialmente hidrolisado pelos lactobacilos não me provoca os desconfortos que o leite de vaca provocava.

Para terem uma idéia, minha pele do rosto vivia cheia de pontinhos que eu não sabia o que eram e nem sei! Também não quero saber, pois eles sumiram. 
Claro que é fruto da minha mudança completa na alimentação, mas a nutricionista disse que isso iria acontecer com a troca do leite. 
O leite de vaca me fazia muita prisão de ventre também, ficava tudo off quando tomava. 
Já o de soja fez o oposto. Não sinto nenhum desconforto quando o tomo (aquele desconforto que não quero escrever com todas as letras sabem?).

Então não é apenas uma questão de tal leite ter mais quantidade disso ou daquilo. Mas é tudo que envolve o consumo, a resposta do nosso organismo é que importa realmente. 
Se a pessoa não sente intestino preso ou desconforto algum com o leite de vaca, o desnatado é ótimo. 
Mas se há algo que não bate certo, então temos que procurar alternativas saudáveis e que nos favoreçam. 

Façam a vossa escolha ou consultem uma nutricionista, acho que vale muito a pena esclarecer algumas dúvidas com um profissional dos bons.


1. Calorias
Embora estejam quase empatados, o leite de vaca é ligeiramente mais calórico do que o extrato leitoso da leguminosa — popularmente conhecido como leite-de-soja. 
Leite-de-soja ............52 cal 
Leite de vaca ............56 cal 
2. Proteína 
Indispensável na construção dos músculos, esse nutriente é encontrado em maior quantidade no leite-de-soja. 
Leite-de-soja ........... 4,48 g 
Leite de vaca ........... 3,95 g 


3. Gordura 

Nós precisamos dela para produzir hormônios. Os dois tipos de leite apresentam quantidades semelhantes, mas o de vaca ganha a disputa, com uma quantidade discretamente maior. 
Leite de vaca ...................1,98 g 
Leite-de-soja ...................1,92 g 


4. Cálcio 

Para fortalecer o esqueleto, aposte no 
leite de vaca — campeão disparado 
quando o assunto é o mineral. 
Leite de vaca .................143 mg 
Leite-de-soja ................... 38 mg 


5. Magnésio 

Ele é importante para a fixação do cálcio nos ossos. Sem contar que contribui para o bom funcionamento do coração e do sistema imunológico. Nesse quesito, é o leite-de-soja que sai na frente. 
Leite-de-soja ................... 25 mg 
Leite de vaca ................... 15 mg 


6. Fósforo 

O mineral ajuda o corpo a gerar energia e colabora com o sistema nervoso, além de ser parceiro do cálcio para fortalecer o esqueleto. O leite de vaca tem mais do que o dobro do mineral. 
Leite de vaca ................ 112 mg 
Leite-de-soja .................. 55 mg 


7. Potássio 

O produto da vaca contém mais do nutriente, importantíssimo para as contrações musculares. 
Leite de vaca .................182 mg 
Leite-de-soja .................124 mg 
Fonte: Saúde Abril

Ps. Respondi em vossos blogs. Estive sem conseguir ficar muito tempo ao pc por causa da sinusite, mas já visitei a maioria de vocês e hoje a noite terei mais tempo. 

Obrigada pelo apoio de sempre. Todas nós já sabemos como isso é importante.
Vamos lá fazer uma quinta toda gostosa e cheia de alegria, pois !alegria precisa-se! 


32 A minha reeducação




Lendo o post da Mary, fiz um comentário e queria falar aqui sobre ele. 
Quero dizer que para mim é muito difícil controlar a comida e não deixar que ela me controle.  Acho que depois de anos comendo mal, errado e em demasia, esse será sempre um desafio.
Não posso dizer que jamais sentirei vontades malucas de devorar um pote de sorvete, mas posso dizer que vou me controlar sempre que sentir essa vontade. 

A sensação que sinto ao pensar que eu me controlo e decido o que vou comer é maravilhosa. 
Só quem já foi escravo das vontades, dos desejos, sabe o quanto é bom poder dizer Não, estou satisfeita! 
E mais do que dizer, sentir! Esse é o ponto alto. Quando sentimos antes de dizer, quando é de dentro, da alma mesmo sabem?!
Sei que muitas de vocês sentem o mesmo. E devemos nos lembrar disso a todo instante. 
Quando bater aquela vontade de comer um pedaço de bolo bem molhadinho, com aquele chocolate todo gostosinho, todo inho!, devemos pensar na sensação gostosa de termos controle sobre nós próprias. 
Eu passei a sentir muito prazer em comer. Sim, prazer! Saborear é bom demais. 
Eu antes não saboreava nada, mastigava apenas. Até hoje tenho que me policiar na hora da refeição. 
Se descuido, como rápido demais!
E por quê? O hábito de comer desenfreadamente! Simplesmente isso. 
Não é fácil comigo, sei que não é fácil com ninguém. Mas não é impossível, isso é verdade. 
Agora, com 37 anos de idade, consegui chegar a um nível de maturidade alimentar nunca antes alcançado por mim. Mas basta eu começar a seguir minhas vontades e tudo descamba sim!
Acho que é como todo vício, temos que estar atentas, criar bons hábitos e precisamos nos preparar para os momentos difíceis da vida. São eles que geralmente nos fazem sair dos trilhos.
E acreditem, meu momento atual é muito delicado. Mas eu tenho conseguido separar as estações. E acredito que todas conseguem sim.

Nos momentos de fraqueza temos que pensar nisso e na sensação maravilhosa que é controlarmos a nossa vida e a nossa alimentação.
Eu não me lembro das palavras exatas, mas existe uma frase que diz que o homem sábio deve controlar suas vontades e impulsos ou se tornará escravo deles. 

E mudando de assunto, que também é uma necessidade... :O)
Estava à procura de matérias sobre purificação do ar e alergias e achei interessante partilhar sobre essas plantas. 
Eu tenho espada de São Jorge em casa, mas não sabia. E o lírio que adoro, agora quero um jarro aqui na casa de banho. :)


1. Palmeira de Bambu : Elimina formaldeído e também se diz que atua como um umidificador natural.

2. Espada de São Jorge: Serve para absorver os óxidos de nitrogênio e formaldeído.

3. Palmeira: Uma das melhores plantas de purificação do ar para a limpeza do ar em geral.


4. Planta aranha: Grande planta de interior para eliminar o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas. Planta-aranha são uma das três plantas consideradas melhor dos casos da eliminação de formaldeído do ar.
5. Lírio de paz: este poderíamos chamar de "limpeza de todos." Frequentemente são colocados no banheiro ou lavanderia, uma vez que eles são conhecidos para a remoção de esporos de fungos. Também conhecido para eliminar formaldeído y el tricloroetileno (é um hidrocarboneto clorado comumente usado como um solvente industrial ).
6. Gérbera: No solo estas maravilhosas flores elimina o benzeno no ar, são conhecidos para melhorar o sono ao absorver dióxido de carbono e emitem mais oxigênio durante a noite.


Via La Bioguia



33 A minha NÃO tpm




Hello people!
Tive dois dias difíceis. Como se não bastasse a rinite, agora a sinusite. Agradeço todas as dicas que me passaram. Fiz a inalação com água salgada e ajudou mesmo! 
Esse clima que se instalou aqui não ajuda nada.
Enfim, hoje estou bem melhor, dói um pouco ainda a cabeça, mas nem se compara com o que sentia ontem.

E esse mês tive uma grata surpresa! Nem eu acredito até agora!
Não senti qualquer sintoma, não inchei, não engordei, peso inalterado! E não é que eu não tive TPM?! Nada de tensão pré-menstrual! Amém! Espero que assim continue nos próximos meses.
Acho que isso é mais um motivo para que eu continue a fazer essa alimentação saudável, sem farinhas brancas, sem frituras e açúcar.

Os alimentos que passei a utilizar diariamente foram 30 gramas de aveia, uma colher de linhaça, leite de soja light (na verdade, eu troquei o leite desnatado de vaca pelo leite de soja), peixes, espinafre, brócolis, iogurte natural e amêndoas (gosto mais da castanha do pará, mas ela é bem mais calórica). 

Como faço os dias de baixo carboidrato (a ciclagem da qual falei aqui!), não ultrapasso na quantidade de aveia, mas gostaria, pois adoro o mingau de aveia com iogurte natural e fruta.
Sabem, não é apenas a questão do peso. Temos que pensar que a boa alimentação nos faz melhores em tudo! 
Noto realmente que meus cabelos estão mais bonitos (proteína boa e demais vitaminas), a pele está melhor e agora essa linda surpresa da NÃO tpm! Bom demais! 
Já não temos qualquer desculpa, vamos cuidar da nossa alimentação, modificando e variando até encontrarmos um ritmo que nos faça bem e que nos faça emagrecer, claro!
Vale muito a pena!


31 Sinusite


Hoje vim apenas dizer que não consigo visitar e postar mais do que poucas linhas. Estou com uma crise horrível de sinusite desde ontem.
Estou a tomar medicamentos (receitados pelo médico) e por isso, muita água nessa hora! 
É sempre bom lembrar! 

Assim que melhorar venho vos visitar. 
A alimentação está reduzida, mas saudável. Não tinha fome então comi meu mingau de aveia feito com iogurte natural, aveia e fruta picadinha. 
A coisa está feia por aqui, espero que passe logo.



47 Peso da semana

Peso sábado passado - 68,8
Peso de hoje - 67,7

Eu gostei do resultado!
Continuo fazendo a ciclagem de carboidratos da qual falei aqui!
Continuo a comer a fruta pela manhã junto com a aveia e o leite de soja. Não vario muito essa parte, por enquanto.
Digo por enquanto porque comigo é assim, se começar a empacar eu mudo!
Enquanto estiver eliminando meio quilo ou mais por semana, vou variando apenas na fruta, nas verduras e saladas. Geralmente escolho 3 tipos de fruta para a semana.

Eu não tenho ingerido carne vermelha. Tenho ficado pelos peixes, ovos, atum em água. Quando almoço peixe a fome demora horas para voltar e eu só como mesmo porque me alimento de 3 em 3 horas, tornou-se um hábito. Amém! :)

Fiz minha escolha, decidi que sou saudável e serei magra!
Agora é suportar um dia de cada vez, superar cada obstáculo, lutar contra cada vontade de comer coisas menos saudáveis (Sim, porque elas existem!) e seguir adiante.
Não é fácil e nunca será! Há dias em que minha vontade é de comer um belo bolo de chocolate bem molhadinho (chocolate é meu fraco!) e eu tenho que me controlar, tomar um chá, comer uma gelatina ou uma fruta e seguir em frente. Se não quero ser gorda, tenho que fazer todo o possível para superar minhas vontades.

Algumas atitudes já se tornaram hábitos mesmo e nem sinto vontade de comer montanhas.
O pior e o mais difícil é quando bate a vontade do doce. Espero que com o tempo se torne mais fácil administrar esse sentimento.

Agora vou continuar com as visitinhas! Já parabenizei muitas meninas, essa semana parece ter sido muito boa :O)


27 O que acontece quando emagrecemos



Isso aprendemos na escola (há muitos anos atrás, diga-se de passagem.). Mas não é demais relembrar!
Aquele sonho de que ficamos magras e ok, vamos relaxar? Não, isso é mesmo um sonho :(

Estudos revelaram que o número de células adiposas do corpo humano é definido até os 20 anos. 
Depois dessa idade nada é capaz de diminuir essa quantidade de células gordas. 
Quando uma pessoa emagrece os adipócitos apenas perdem volume, mas continuam lá. Não é só isso. Todos os anos 10% das células adiposas são renovadas. E as novas têm uma incrível propensão para aumentar de tamanho.
O que acontece quando emagrecemos é que desinchamos nossas células de gordura, mas elas continuam ali. 
Por isso a reeducação alimentar deve perdurar por toda a vida.

Pois é... estejamos muito conscientes de que é para toda a vida!
Acho que já temos motivos mais do que suficientes para entendermos que devemos escolher um tipo de alimentação que possamos levar adiante para sempre! 
Resultados temporários não interessam! Pelo menos não a mim. 

Acho que o bom de tudo isso é que ficamos a nos conhecer cada vez mais e melhor, sabemos o que cai bem, o paladar melhora (o sal, se usado um pouco a mais que o essencial, já me incomoda demais!), os gostos mudam e ficamos a conhecer novos alimentos! É muito bom mesmo!
Por que será que demoramos tanto tempo a enxergar isso?!
Simples, tudo tem a hora certa! Não acredito no acaso e não quero acreditar! Tudo tem um porque e um para quê!

Tenham um fim de semana abençoado por Deus!  E que Ele olhe por todos nós e por Portugal, que está a arder, como se já não bastassem todos os problemas que enfrenta.




28 Determinação e flexibilidade

Essa imagem tem tudo a ver com o meu post! Em vários aspectos!


Hoje estava lendo sobre o fato de sermos determinados, mas não flexíveis.
A pessoa determinada pode sim fazer de tudo para alcançar seu objetivo e ainda assim não alcançá-lo simplesmente por não ser flexível.
No livro (Desperte seu gigante interior) diz assim:

Agir com determinação significa tomar uma decisão condizente e congruente, pela qual corta-se qualquer outra possibilidade. 

Contudo, apesar de toda a determinação à sua disposição, você deve também romper seu padrão e mudar seu enfoque. Por que arremeter contra um muro se você pode desviar os olhos um pouco para a esquerda e encontrar uma porta?
As vezes a determinação pode ser uma limitação, se você não cultivar a flexibilidade.

Se há uma semente importante a plantar para garantir o sucesso, é a capacidade de mudar seu enfoque.


Acho que foi isso que aconteceu comigo com relação a reeducação (falo do mês que passei empacada) e com muitas outras coisas em minha vida, principalmente a vida amorosa. 
Por vezes estamos determinados a fazer de tudo para que uma relação dê certo, para que tudo corra bem, mas isso não acontece porque não percebemos que precisamos mudar, sermos flexíveis. 
Não podemos confundir determinação com teimosia! 
E acho que cometemos esse erro muitas vezes em nossas vidas. Seja no processo de emagrecimento, relações pessoais, trabalho, criação dos filhos e por aí afora.


E lendo essa parte do livro eu comecei a pensar. Tenho problemas de coluna desde que tive a última gestação, então preciso ter muito cuidado ao iniciar minhas atividades físicas. Preciso ir com calma, fazer algo que me dê algum prazer também.
E pensando em flexibilidade, lembrando do que li no blog da Mary e pensando em opiniões vossas, lembrei-me do método Pilates. Já me soa bem melhor que começar a fazer logo aeróbicos e musculação. Tem outro impacto entendem?!
Acredito realmente que vai chegar uma fase da minha vida em que vou querer fazer esse tipo de exercício, mas eu não posso bater de frente comigo, isso seria teimosia e com certeza não me levaria a lado algum que não seja o fracasso.

Achei interessante o método por vários aspectos, mas destacam-se:

As principais modificações que o corpo demonstra ao iniciar essa técnica são:
* Postura mais ereta
* Abdômen, pernas e braços mais definidos
O pilates é um ótimo exercício para pessoas que não podem fazer atividades de alto impacto ou que querem começar uma atividade física de um modo calmo e tranquilo, pois essa, além de ser um ótimo exercício, é uma boa forma de ativar a mente.

Ou seja, o início da prática de uma atividade aliada a vários benefícios.
Mais um detalhe, procurar profissionais recomendados e competentes.


Vivendo e aprendendo não é mesmo?! Eu reconheço que quebrei a cabeça muitas vezes na minha vida por pura teimosia. Sabem aquela coisa de gente que bate o pé? 
A minha avó dizia assim... Essa menina quando diz que pau é pedra, tem que ser!
Pois é... eu era inflexível, porém determinada. O que não basta para alcançar o sucesso! 





32 Pensando em outras coisas e RA


Acho que não podemos nos concentrar o tempo todo na dieta, reeducação. Claro que planejar é ação essencial, ter o dia organizado em termos de alimentação faz toda a diferença. E tenho feito isso religiosamente. Vou no Fatsecret e combino alimentos, deixo tudo organizado na noite anterior.
Mas preciso pensar em outras coisas, afinal, como eu própria sempre digo, nós temos tantas necessidades.
Por isso, andei a procura de uma sapateira e achei essa super interessante, qualquer carpinteiro bom é capaz de fazer. 
Realmente adorei, ocupa pouco espaço e  dá para guardar muitos sapatos. Não tenho assim tantos, mas onde guardá-los de forma bonita e organizada sempre foi um desafio.


E no embalo, vejam esse aproveitamento para as escadas.



Quanto a minha reeducação alimentar

A minha dieta continua baseada na redução dos carboidratos. Não vou colocar o que comi porque não tenho variado muito. Tenho ficado com aveia em flocos pela manhã todos os dias, com alguma fruta e leite de soja light. O restante do dia tenho comido o mínimo possível de carboidratos. Mas não fico com menos de 30% deles na cota diária. E tenho continuado com uma dieta de 1200 calorias, salvo algum dia em que como menos porque acordo em horários diferentes, por causa do trabalho.

Continuo a ler o livro Desperte seu gigante interior, tenho em PDF, caso alguém queira basta dizer e deixar o email. 
A semana está acabando, vamos fazer bonito, superando e resistindo às tentações, porque elas estão o tempo todo em toda parte. 

Um ps importante: Gente, aqui está tudo a arder! Fogos pelo país inteiro, todos os anos é assim. Triste demais, o país já está mal e ainda acontece isso. Segundo dizem, é fogo posto! É preciso ter uma alma muito obscura para fazer uma coisa dessas não é?! Custa a acreditar que alguém, seja por interesse financeiro ou por maldade, seja capaz de fazer isso. Só Deus mesmo! 



15 Opinião


Estou a tentar fazer isso... 

Se algum dia ouvir a si mesmo ou uma pessoa com quem se importa expressar a convicção de que um problema é permanente, é tempo de dar uma sacudidela na pessoa. Não importa o que aconteça em sua vida, você deve ser capaz de acreditar que “Isto também vai passar”, e que se persistir encontrará uma saída.
Extraído do livro "Desperte seu gigante interior"


Estou tentando pensar em outras coisas e viver o momento.
O apoio de vocês tem sido tudo pra mim. Acreditem, eu não falo sobre isso com ninguém da minha família. Acredito que quem já viveu ou vive algo semelhante pode me abrir melhor os olhos e dar a tal sacudida de que fala o livro.
Obrigada, de coração!


Meninas, estou aqui a tentar mudar a cara do blog, parece bobagem, mas isso é chato e muito importante. Antes de continuar e configurar isso (leia-se quebrar a cabeça porque eu não entendo patavina disso!), queria saber o que vocês acham?

Deixo como estava ou acham que assim fica mais agradável aos olhos?
Update: meninas, obrigada! Voltei ao modelo de sempre porque estava perdendo alguns dados e realmente eu não consigo configurar isso como deve ser! 

Não encontro muitas no FatSecret porque eu uso o .pt e acho que vocês usam .com.br.
Preciso usar o .pt por causa dos alimentos, marcas, muita coisa aqui é diferente. Já estava dando em louca porque não encontrava ninguém, agora já sabemos o motivo. 

36 Vontade de continuar na luta

Inspiração para o próximo inverno aqui! Voltar a usar vestido, uma grande vontade.


Estou pesquisando sobre o colágeno, cremes para o corpo que contenham isoflavonas, retinóides e derivados, ácidos de frutos, pro-xylane e antioxidantes, tudo que me possa ajudar com a saga da barriga, da qual falei nesse post aqui!
Antes de tomar ou comprar o colágeno hidrolisado em pó, convém se informar bem porque existem pontos a termos atenção.
Para que haja uma absorção do colágeno hidrolisado são necessários alguns "pré-requisitos":

- alimentação equilibrada importante para absorção do colágeno. ok!
- Vitamina C - Preciso fazer exames!
- Vitamina D - Preciso fazer exames!
- água ok!
- atividade física - Vou começar no próximo mês!
- exposição ao sol - Essa parte eu ainda não entendi, quero uma explicação. Vou procurar uma endocrinologista que me ajude, marcarei uma consulta e farei exames. Depois disso, ela que me indique algo dentro das minhas necessidades. 

A Carol explica alguns pontos aqui! Tenho lido muita coisa com a Carol porque ela não é uma amadora como eu que busca informação porque precisa disso e daquilo. Ela é uma nutricionista das boas! Quando estive no Brasil várias pessoas me falaram sobre ela.

Com relação a flacidez devo estar em dia com a vitamina C, proteína magra, alimentos com silício (até onde me informei a aveia é a melhor dica). Ou seja, alimentação bonitinha e funcional.
Pois é, tenho que pensar em alimentos funcionais. Comer por comer eu já fiz até bem pouco tempo. Então agora é comer para alimentar o corpo e ajudá-lo a recuperar um pouco do estrago.

Depois de ouvir e ler muitas amigas (Obrigada a todas vocês!) estou mais calma. Porém, não feliz!
Eu sei que a saúde é o mais importante sim e nesse sentido estou dando largos passos. 
Mas gente, cá pra nós, quem é feliz quando vai a praia com uma barriga pelancuda, caindo e cheia de estrias?
Foi daí que começou minha tristeza... Nossa, chorei sim! Pode parecer ridículo porque eu sempre penso que há tanta coisa má, doenças, tristezas nessa vida e que eu devo olhar para tudo isso antes de reclamar da minha vida.
E realmente, eu não reclamo muito da minha vida. Mas isso não me impede de ficar triste.
As pessoas reparam, comentam e isso dói em mim. Claro que ninguém vai me dizer coisas desagradáveis assim na cara, mas é óbvio que reparam e que acham feio. E é mesmo feio!

Ok! Eu queria ser feliz acima disso, mas há momentos em que é impossível entendem?! Então, estou nesses dias.
Mas como eu não sou de ficar chorando parada, andei a pesquisar, escutar conselhos, dicas. E decidi, vou marcar a tal consulta porque eu preciso fazer os exames e só então tomar o colágeno, mas receitado e com as instruções corretas, pois não vou engolir algo pensando que está a ajudar e de repente não me está a fazer nada.

Quando ao "puxar peso" também vou conversar com os instrutores de duas academias e a partir daí eu tomo uma decisão. Farei isso seguindo os relatos e dicas de vocês.

Enfim, a vida continua e a reeducação também.
Esse espaço tem sido maravilhoso na minha vida. Tenho tido apoio, tenho apoiado quando posso. E quando não posso ou não sei nada, ao menos tento dar aquela palavra amiga que tanto nos faz falta.
Eu sou uma aprendiz sim e me falta enxergar muita coisa, mas acho que estou no caminho certo.
Juntos conseguimos driblar nossas dificuldades e os obstáculos, pois são muitos!

Simulei esse cardápio no FatSecret para amanhã. Hoje foi meu dia alto carboidrato, então amanhã queria caprichar.



Líp(g)Carbos(g)Fibras(g)Açúcr(g)Proteínas(g)Calorias
37,2149,628,611,8869,94807


Pequeno Almoço





aveia em flocos (30g)






leite soja (1 chávena)






pêssego (100 g)







Almoço





frango assado desfiado (100 g)






pepino (1 fatia)







rucula (1/2 dose)






tomate (1 fatia média)







Jantar





 peixe (100g)






rúcula (1 chávena)







Snacks/Outros





amêndoas (30 g)






Iogurte Aroma Corpus Magro (1 copo)







Agora vou visitar vocês porque durante a parte da manhã não foi possível visitar todas.


35 De tanto maltratar o corpo...


Gente, será que a barriga muito flácida melhora só com cirurgia? 
Estou notando meu emagrecimento principalmente na barriga e seios, tudo mole. Não é bonito dizer uma coisa dessas, mas é a verdade.
Se por um lado fico feliz, por outro entro em desespero. Não acho que seja possível acabar com a pele excessiva da barriga apenas com exercícios.
Estou usando o creme do qual falei aqui!
Sim, ele é bom! Melhorou muito a textura da pele, em cerca de um mês de uso noto minha pele bem mais bonita, se é que pode se dizer isso. Mas claro, os seios só com cirurgia e a barriga....
Bem, está pior que essa da foto. Eu posso dizer que essa barriga da foto está linda perto da minha. E estou a ser sincera.

Enfim, é o preço que pago por ter maltratado meu corpo durante tantos anos. Muito triste isso. 

Visitei duas academias. Uma está fora de questão porque é muito virada para puxar peso mesmo!
Morro de medo de ficar ainda mais larga de ombros, eles já são bem larguinhos.

Vou visitar mais uma e depois decido entre essa que gostei e outra. Espero que no próximo mês tenha o peso com o qual quero iniciar a malhação. 
Claro, ainda não estou animada, não mesmo. Se eu dissesse isso estaria mentindo. Mas espero me habituar, preciso! Ou então terei que viver cheia de peles penduradas. O que não quero mesmo!

Vou continuar minha busca por um produto bom, acessível, que contenha elastina e colágeno em maiores quantidades. O da Palmer's é muito bom, mas a concentração de colágeno é bem pequena e meu caso é grave.
Talvez seja o caso de visitar uma dermatologista mesmo. 

Estou vendo que emagrecer é apenas o primeiro passo.... 



47 Desabafo



Em julho do ano passado eu pesava 85.5 e não tinha começado a fazer nenhuma modificação na minha alimentação.

Meus alimentos preferidos eram, entre outros:

Em julho, agora em 2012 eu me preocupo com minha alimentação e luto por uma vida melhor e com mais saúde. Meu peso é 68.8 e meus alimentos preferidos e possíveis são:



E o pior é que eu dizia que não comia muito e que achava que engordava porque tinha qualquer problema na glândula tireoide. Fui a um médico caro, muito conhecido, fiz tudo quanto foi exames para constatar que não tinha nada. Eu acho que no fundo eu queria encontrar problema porque assim justificaria meu peso enorme.
Eu disse que são alimentos preferidos possíveis porque nem tudo que como eu adoro! Mas gosto! Porém, hoje em dia eu queria muito era poder comer mais frutas mesmo. Poder comê-las à vontade, leia-se MUITO!
A mente ainda é gorda! Ainda é preciso trabalhar muito.
Se sinto vontade de comer aquelas comidas de julho do ano passado? Claro que sim! Eu sinto vontade quando vejo, quando falo nelas. Mas não vou comer não! A vontade passa e a gordura fica!
A luta para eliminar é GIGANTESCA! Para ganhar é questão de dias, poucos dias.

Por isso, cá estou eu, feliz porque estou consciente e porque não ando por aí a dizer que minha glândula está  descontrolada. Isso é para dar risada mesmo, como fui tão boba meu Deus. E eu dizia isso na cara larga, pra todo mundo.

Bom, passou e assumo minha idiotice. Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga! Verdade!
Espero que sirva de exemplo para mim, nunca mais. Vou ler sempre esse post e olhar essas imagens para lembrar de como cheguei aos 85.5 e estar consciente de que esse peso, além de fazer mal a minha saúde, fica horrível em mim.

Desculpem o desabafo! Precisava!



16 Alimentação



Preciso ter atenção ao que como, hoje é dia de baixo carboidrato, mas acho que exagerei :(

Pequeno almoço - 30g aveia em flocos com 1 copo leite soja light, 1 kiwi e 1 fatia de abacaxi picadinhos
Lanche - duas fatias queijo light e café verde
Almoço - Massa integral, carne moída, cogumelos, 1 beterraba cozida picada + 1 fatia abacaxi (estava tão docinho)
Lanche - gelatina diet de ananás e a ansiedade me fez comer mais um ovo cozido que estava pronto + café verde
Jantar - Será frango assado, um pedaço e rúcula
Antes de dormir - 1 corpus aroma magro

Hoje não era dia para comer massa integral e mais beterraba, muito carboidrato. Deveria ter optado por um dos dois.

Eu tentei seguir apenas os VP. Mas realmente não me dou bem se comer mais de duas frutas por dia e se comer muitas verduras, cereais, acabo estagnada.
Então o jeito foi adaptar várias coisinhas ao meu organismo e finalmente encontrei meu caminho. Amém!

Depois quero fazer uma avaliação da minha reeducação até agora e o que funciona comigo.
No outro post precisei explicar que o cardápio era uma sugestão do site, não é o que eu como exatamente. Primeiro porque eu não sou atleta e não tenho necessidade de tomar proteína. Segundo porque ali tem muita  coisa e não chego a comer tanto.
Bem queria eu ser atleta, mas estou longe disso.

Tenho pensado muito e pesquisado sobre academias e assim que atingir os 65 quilos vou começar a me exercitar a sério. Decidido!



17 Meu eu endomorfa e peso



Para quem tem dificuldades em emagrecer, mesmo fazendo a dieta certinha, sugestões:

- afunilar os carboidratos, que é a prática de comer mais carboidratos de manhã e menos no final do dia. 
- fazer reduções moderadas de carboidratos, sem remover todos os carboidratos.
- ciclar carboidratos. 


Cardápio de exemplo com carboidratos moderados

Refeição 1 – 7:00: aveia, whey protein, laranja (Whey eu não tomo, isso é sugestão do site. Não tomo porque não sou atleta e não vejo necessidade!)
Refeição 2 – 9:30: pão integral, omelete de ovo com pimenta, alho, tomate  (Isso seria meu almoço e não lanche.) 
Refeição 3 – 12:30: arroz integral, peito de frango, brócolis (Isso para mim também seria uma opção para almoço.)
Refeição 4 – 15:30: batata doce, peito de frango, feijão verde e ½ colher de sopa de linhaça (Também não faço tantas refeições quanto isso. São sugestões do site, mas como não malho ainda, acho que não preciso.)
Refeição 5 – 18:00: Salmão, aspargo ( Outra opção para um jantar, no meu caso.)
Refeição 6 – 20:30: salada verde, azeite e vinagre, atum (Aqui sim, seria uma boa opção para meu jantar.)
Perceba que o método de afunilar (diminuir) os carboidratos durante o dia foi usado aqui: não têm carboidratos com amido nas refeições 5 e 6 (depois das 3:30). O resultado é uma redução automática de 40% de carboidratos das calorias totais. Todas as refeições de um a quatro contem proteínas magras e carboidratos com amido.

Não faço refeições nesses horários, isso serve apenas de inspiração. Ideias para as refeições ou trocas.

A matéria completa está aqui!


Sábado passado eu pesava 70.4 e hoje meu peso é 68,8! Não passei pelo 69, mas também não sei se esse peso é real. Estou fazendo mesmo a ciclagem de carboidratos, seguindo também essas três dicas acima. 
E claro, só uso pontos extras no dia de alto carboidrato, mesmo assim o organismo respondeu muito bem. Ontem fiz o dia alto e não engordei nada.

Resumindo, sou endomorfa mesmo e sim, tenho sensibilidade aos carboidratos. Preciso deles, principalmente das fibras da aveia, das frutas e legumes. Mas tenho que controlar o consumo, senão fico semanas empacada no peso, como aconteceu quando comia mais frutas.

Ontem fiquei feliz, pude ler vários blogs, deixar minha mensagem, força. 
Hoje estou em casa e posso fazer o mesmo.
Meninas, não recebo atualizações de algumas, caso eu esteja sumida me digam algo porque faço visitas seguindo a lista de atualizações ok?! 
Sempre encontro dicas, troco informações, dou risada ou simplesmente meu apoio. Essa troca e esse apoio tem sido de fundamental importância nesse processo. 
Obrigada a todas pelo carinho, atenção e apoio. 

Vamos fazer um fim de semana equilibrado, cheio de alegria ou simplesmente de paz e descanso:)

Deixei o chá verde e estou tomando o café verde. Bem mais gostoso e mata a minha vontade de tomar café. Comprei esse da Nescafé.


18 SOS intestino!



SOS intestino Aqui, com a Carol! Adorei essas dicas da Carol e estou postando isso rapidinho aqui porque li vários blogs de meninas que estão com esse problema.

Eu tenho tido bons resultados comendo kiwi, aveia e leite de soja light pela manhã.
Uma pêra por dia, brócolis e beterraba cozidos picadinhos na salada também fazem bem ao meu organismo.
É uma questão de experimentar mesmo. Há coisas que fazem bem a muitas pessoas e a mim nada fazem. Como exemplo o mamão. Não me aquece nem arrefece!
Espero que o post da Carol ajude vocês! Ela é ótima!

Não liguem por eu postar duas vezes hoje. É que o blog é para me orientar e dividir o que acho bom. Então, ao invés de ficar tudo espalhado, fica tudo reunido aqui para mim e para quem quiser ou tiver necessidade!


No inverno, uma boa opção é grelhar as frutas e salpicar canela. Ficam deliciosas! Podemos grelhar numa frigideira anti aderente (comprei uma igual a essa da imagem).
Alguém me disse que não coloca frutas na salada porque é inverno e não fica bem. Então, grelhadas ficam ótimas! Fiz hoje depois de ler essa dica em algum lugar.


Ficaram exatamente com o aspecto dessas das imagens (imagens que não são das minhas). Achei uma ótima ideia para adoçar o fim de semana de forma saudável e gostosa!


14 Eu sou endomorfa


- Mesomorfo (músculos grossos, estrutura robusta, ganham musculatura mais facilmente);
- Endomorfo (predispostos a acumular mais gordura, metabolismo muito devagar);
- Ectomorfo (magros, altos, pernas e braços compridos, metabolismo muito acelerado, alta dificuldade para ganho de massa).


Eu descobri que sou endomorfa quando comecei a ler o blog Diário de uma endomorfa.
Mas li também o artigo do Rodrigo sobre isso! Está aqui!


Bom, as características principais dos endomorfos são:
- Naturalmente acima do peso.
- Geralmente têm ossos largos e articulações grandes.
- Membros mais curtos.
- Contorno corporal mais arredondado e suave (pouca definição).
- Quadril largo.
- Manter a gordura fora depois que a perdeu, é um desafio grande.
- São bastante sensíveis aos carboidratos.
- Geralmente possuem metabolismo lento.
- Geralmente estão acima do peso, mesmo alegando comer pouco.
- Respondem melhor à treinos diários e frequentes.


Já sei que tenho alguns traços de outro tipo, mas minha predominância é endomorfa :( 
O engraçado é que as características batem certo. 
Até meu tipo sanguíneo contribui para me querer engordar! A nutricionista já me tinha dito que meu tipo sanguíneo não se dá muito bem com carboidratos. Falo de carboidratos ruins, tipo doces, açúcar, farinha branca. Engordo com muita facilidade, emagreço com muito sacrifício e para manter é uma luta! 
Assim só rezando pra Nossa Senhora da Cintura Fina mesmo, não é não?! Sangue querendo sabotar a gente? Deve ser verdade, pois a nutricionista Carol também fala sobre isso no blog dela, Saboridades!
Acho na verdade que a maioria de nós que estamos nessa luta somos a predominância desse tipo físico. Os outros não têm tantos problemas para emagrecer ou engordar. 

Hoje é meu dia alto carboidrato e aumentei a aveia pela manhã, acrescentei morangos além de kiwi.
No almoço pude colocar a massa integral e vou poder comer minha barrinha de cereal que tanto gosto. Enfim, já nem penso que vou comer um bom sorvete de menta com chocolate, porque isso não faz parte dos planos. Afinal, é alto carboidrato sim, mas carboidrato do bem!
Vamos em frente meninas lindas, endomorfas ou mesomorfas :) O importante é cuidarmos da nossa saúde, ferramentas nós temos e inteligência também! Nosso organismo é inteligente, mas nós não ficamos atrás!

um tipo endomorfo quando emagrece fica bem bonito, não é mesmo?! ;O)

Tenham um lindo, feliz e cheio de paz... Fim de semana!
Uma boa opção é ver o filme Magic Mike, muito divertido para ir ver com amigas :) Adorei!


26 Zig Zag e algumas considerações

Inspiração! Imagem google - kiwi, iogurte magro e aveia com outros frutos secos. Adoro!


Hoje é meu 3º dia de baixo carboidrato. Estou experimentando esse processo do qual falei nesse post aqui!

Pequeno almoço - 2 kiwis, 30g aveia em flocos, 1 xícara leite de soja light (intestino para funcionar tem que ser assim. Por isso nunca abro mão de fruta e fibras.)
Café com adoçante e dois rolinhos de presunto de peru e queijo light
Almoço - peixe assado, salada de rúcula, tomate,cenoura ralada, pedacinhos de melão e manga
Precisei tirar a massa integral que queria no almoço, pois comi aveia pela manhã e ela tem bastante carboidrato. Como amanhã é meu dia de alto carboidrato, posso comer a massa integral.
Lanche - gelatina e iogurte magro, batido.
Jantar - ainda não sei, mas será alguma proteína boa e uma saladinha para acompanhar. 
Antes de dormir - um corpus aroma magro. Tem 48 calorias e o sabor é muito bom!

Vocês vão notar que eu adoro salada com mistura de frutas. Sempre pico um pedacinho de fruta, principalmente com a rúcula. A mistura de sabores fica maravilhosa! 
Também como muito frango, uso desfiado nas saladas. Eu raramente como carne vermelha. Por isso, mais provável lerem frango, peito peru, ovos cozidos, atum, salmão, peixe peixe peixe!!! :)


Estou gostando do processo! Posso comer bem, fico satisfeita e sei que no quarto dia posso incluir coisinhas que gosto, como a barra cereal e mais frutas, muesli, massa integral. 

Mais uma vez, para quem quiser ter a experiência de saber a quantidade de carboidratos e proteínas que come, sugiro o FatSecret (Tem o link ali do lado esquerdo no blog).
Basta se inscreverem e anotarem lá os alimentos, ele dá os valores.
A partir daí teremos a quantidade de nutrientes e depois é só planejar, anotar e caso a quantidade de carboidrato seja grande, fazemos substituições. É muito prático e rápido.
Geralmente faço o planejamento a noite, vendo tv. Vou clicando, adicionando alimentos, trocando e quando vejo que o valor que me aparece de carboidratos, proteínas e fibras é razoável, pronto! 
Eu coloco alimentos que tenho em casa, por isso faço na noite anterior. 



Eu continuo seguindo os propontos dos Vigilantes do Peso. E por quê?
Isso porque eu acredito que o método VP é algo que me fez enxergar a quantidade exagerada que eu comia, sem me dar conta disso. É minha referência para o controle da quantidade!


Eu também acredito que posso tirar lições de vários livros, métodos e adaptá-las a minha realidade. 
Mas a combinação do que como eu vou variando. Com esse processo meu corpo tem respondido bem. Como tenho mais de dois meses de reeducação, preciso fazer alterações senão estaciono. Então tenho a certeza de que estou no caminho certo.

Bom senso, equilíbrio, estudo, leitura, força de vontade, choro, vela, reza, grito, revolta, alegria, tristeza, luta, apoio, tudo isso! 
Sim, tudo isso é preciso e não, nós não vamos desistir!





P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Petit Po�! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger